Exposição Desenho e Pintura

8 de Setembro a 21 de Outubro de 2012

 

xxl manuel ai quintas 750x250

 

Prosseguindo a política tradicional de proporcionar a artistas locais, arte paralela e arte emergente, uma oportunidade para que os respectivos trabalhos possam ser apreciados numa montra prestigiada como é o Centro Cultural de Cascais, a Fundação aceitou as propostas de Manuel Ai Quintas (desenho) e Isabel Mourão (pintura) para exporem na capela do Fundador obras de sua autoria, uma vez que estão referenciados como valores meritórios nos diversos planos em que demonstram aptidões artísticas. A Fundação dá assim continuidade a uma política de proximidade com produtores de arte mais ou menos confidenciais mas com obra realizada merecedora de apreço.

Continuar...
 

Exposição Colectiva - El Lissitski, K. Malevitch et alii

24 de Novembro a 20 de Janeiro de 2013

 

xxl vanguardas russas 750x250

 

Vanguardas russas (1890-1930) é uma designação genérica que permite englobar uma série de movimentos artísticos e culturais que ocorreram na Rússia, em especial imediatamente antes e durante a primeira fase da revolução bolchevique. Apesar da variedade de artistas e escolas que o termo pode abranger, este é mais associado aos movimentos construtivista e suprematista, que em geral ocorreram paralelamente às transformações políticas que se inserem no contexto das vanguardas políticas europeias. Dos artistas que integraram esses movimentos destacam-se, entre muitos outros, Gustav Klutsis, 

Continuar...
 

Exposição ENTRE o que VEJO e o que SOU

27 de Outubro a 30 de Dezembro de 2012
 
 xxl isabel mourão 750x250
 
Isabel Mourão nasceu no Porto, vivendo grande parte da sua juventude em Trás–os –Montes. Licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, frequentou o Curso de Introdução ao Desenho e Pintura ( IADE), sob a direcção do professor Lima de Freitas e do pintor Martim Lapa.
 
Após breves passagens pelos ateliers dos pintores Manuela Pinheiro, Ruy Albuquerque, Michael Wieben, inicia a sua actividade também como retratista, sob a orientação do mestre Luis Guimarães. Curso de Pintura, 1 ano, com a artista colombiana Patricia Tavera, frequentando desde 2009 a Oficina do Desenho , na qual passa a integrar o grupo de pintores residentes tutorizados pelo pintor Rui Aço.
Continuar...
 

Exposição Fotografia WAY HOME

12 de janeiro a 3 de março de 2013
 

xxl way home 750x250

 

Way Home

Saio a correr. Penso nos que me aguardam em casa e no quanto é inútil o tempo que se perde em caminhos. Se há caminho que eu conheço bem é este. Faço-o todos os dias, há tanto tempo. Olho à minha volta e vejo uma imensidão de gente. Tudo escuro e muitas pessoas em movimentos mecanizados. Percebo, contudo, que estou sozinho. As pessoas e eu não nos confundimos. Tal como imagino, eu não me confundo com cada uma daquelas pessoas. Cada uma, envolta na multidão, faz o seu caminho. Penso em tantas coisas, o meu corpo vai apenas reagindo com os mesmos movimentos de sempre. De vez em quando volto à realidade, olho para as pessoas, que já são outras, e o relógio diz-me que devo estar quase a chegar.

Continuar...
 

Exposição Memória | Memórias | Retrospectiva de Pintura

16 de fevereiro a 31 de março de 2013

 

xxl antóniocarmo750x250
 
Pintor de mérito reconhecido nacional e internacionalmente, António Carmo apresenta um currículo que não deixa dúvidas sobre a qualidade e diversidade da sua produção. O lado onírico da obra de Carmo, sobejamente elogiado pela crítica especializada, marca de forma categórica a sua abordagem estética, engendrando um universo onde navegam, em total liberdade, as suas recordações, como título da exposição reflecte. Observador arguto dos mundos interior e exterior, Carmo é sempre um criador sugestivo que convoca simultaneamente a inteligência e a sensibilidade do espectador.
Continuar...
 


Pág. 10 de 53