Exposição espaço de jogo

13 de Abril a 15 de junho de 2014
 
xxl MARILICE 750x250
 
As pinturas que integram essa exposição tratam-se do desdobramento de um assunto que me ocupa há alguns anos: os mecanismos da representação e os procedimentos metapicturais. A representação do espaço expositivo com seus objetos e espectadores somados à representação do cenário de produção apresentaram-se como estratégias eficazes. Fotografar o atelier com as pinturas em andamento ,ao lado de meus documentos de trabalho, e auto-fotografar-se ultrapassa a intenção de mero registro. 
Continuar...
 

Exposição a Metáfora no Cartaz e no Desenho

13 de Outubro a 30 de Dezembro de 2012 
 
xxl marian 750x250
 
Gráfico, designer, autor de cartazes, assim se auto-define Marian Nowinski, pintor polaco também professor da Academia de Belas Artes de Varsóvia e deão do Departamento de Arte dos Novos Media na Escola Superior polaco-japonesa de Técnicas Informáticas de Varsóvia. 
Continuar...
 

Exposição Fabuleira

12 de Maio a 8 de Julho de 2012

 

ema m P1170665 750x246

 

Natural de Torres Vedras (1976), Ema M. licenciou-se em pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1994-1999), é Mestre em pintura e atualmente doutoranda na mesma especialidade. Participou em dezenas de exposições coletivas e individuais. É ilustradora de livros de prestígio e ela própria foi autora de alguns deles. Segundo a proposta apresentada a exposição prevista para o Centro Cultural de Cascais está estruturada em dois núcleos de produção pictórica, sendo o primeiro informado pela transparência transitiva da letra na leitura e o segundo pela opacidade reflexiva do signo visual. É nela evocado o célebre ensaio de Foucault sobre a pintura Ceci n’est pas un pipe, de Rene Magritte.

Continuar...
 

Exposição Ruin'Arte
26 Maio a 8 de Julho de 2012

 

P1180652 750x423

 

Esta exposição fotográfica, que, nas palavras do seu autor, «é o lado romântico que cada ruína transporta», procura lançar um olhar crítico, de clara denúncia, sobre alguns casos dramáticos de falta de cuidado com o nosso património edificado ao longo de várias gerações. De uma colecção que comporta cerca de duas mil imagens são apresentadas aquelas que, selecionadas pelo próprio Gastão Brito e Silva, de uma maneira ou de outra, se relacionam com o Concelho de Cascais.

Continuar...
 

Exposição (des)construção

7 de Julho a 30 de Setembro de 2012

 

Paulo Alexandre Rêgo xxl 750x250

 

Paulo Alexandre Rêgo é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Pintor de metáforas e alegorias pictóricas, não têm sido poucos aqueles que invocam, nas suas obras, o despojamento figurativo, o abstraccionismo lírico, o sensismo ou sensualismo à Caudillac, o desconstrutivismo formal e material . Participante em exposições colectivas desde 1989 e a solo a partir de 1991, Paulo Rêgo tem trabalhos adquiridos por diversas instituições para colecções públicas e privadas. Sobre as obras que traz ao Centro Cultural de Cascais escreveu a Professora Cristina Azevedo Tavares: «Se à primeira vista podemos caracterizar as [...] pinturas como puristas, pela sua essencialidade ao apelo geométrico, também podemos acrescer uma multiplicidade de relações coerentes com a actualidade, redimensionando a pintura presente.»

Continuar...
 


Pág. 8 de 53