Exposição Factotum

7 de junho a 14 de setembro de 2014

xxl MUÑOZ 750x250

Na sua produção mais recente Diogo Muñoz desenvolveu um percurso de procura, que o levou a atingir um repertório de temáticas e imagens que remetem para a cultura Pop, assim como para ícones da história da arte. É aqui que, no espaço da tela, se sucedem cenários e personagens que trasladados da realidade histórica entram no presente da tela, no presente do pintor, gerando um "pastiche" de anacronismos imagéticos.
Diogo Muñoz apresenta uma imagem que atravessa e cruza os estratos da história até assumir a aparência do nosso presente.

Continuar...
 

Exposição Portugal Lugares Ilustrados

25 de janeiro a 6 de abril de 2014
 

Catarina Cardoso 750x250

Nesta exposição Catarina Cardoso mostra os originais das ilustrações elaboradas para o livro "Portugal lugares ilustrados". Um livro que percorre Portugal de norte a sul através de um olhar muito pessoal.

Durante alguns anos Catarina Cardoso realizou pequenas reportagens através do desenho espontâneo, feito no local. Estes desenhos serviram como ponto de partida para um conjunto de composições, às quais juntou papéis, texturas, imagens.
O resultado: uma série de ilustrações, cada uma referente a um determinado lugar de Portugal.
A vontade de apresentar este trabalho como um todo leva à publicação do livro "Portugal, lugares ilustrados / illustrated places".

Continuar...
 

Exposição espaço de jogo

13 de Abril a 15 de junho de 2014
 
xxl MARILICE 750x250
 
As pinturas que integram essa exposição tratam-se do desdobramento de um assunto que me ocupa há alguns anos: os mecanismos da representação e os procedimentos metapicturais. A representação do espaço expositivo com seus objetos e espectadores somados à representação do cenário de produção apresentaram-se como estratégias eficazes. Fotografar o atelier com as pinturas em andamento ,ao lado de meus documentos de trabalho, e auto-fotografar-se ultrapassa a intenção de mero registro. 
Continuar...
 

Exposição a Metáfora no Cartaz e no Desenho

13 de Outubro a 30 de Dezembro de 2012 
 
xxl marian 750x250
 
Gráfico, designer, autor de cartazes, assim se auto-define Marian Nowinski, pintor polaco também professor da Academia de Belas Artes de Varsóvia e deão do Departamento de Arte dos Novos Media na Escola Superior polaco-japonesa de Técnicas Informáticas de Varsóvia. 
Continuar...
 

Exposição Fabuleira

12 de Maio a 8 de Julho de 2012

 

ema m P1170665 750x246

 

Natural de Torres Vedras (1976), Ema M. licenciou-se em pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1994-1999), é Mestre em pintura e atualmente doutoranda na mesma especialidade. Participou em dezenas de exposições coletivas e individuais. É ilustradora de livros de prestígio e ela própria foi autora de alguns deles. Segundo a proposta apresentada a exposição prevista para o Centro Cultural de Cascais está estruturada em dois núcleos de produção pictórica, sendo o primeiro informado pela transparência transitiva da letra na leitura e o segundo pela opacidade reflexiva do signo visual. É nela evocado o célebre ensaio de Foucault sobre a pintura Ceci n’est pas un pipe, de Rene Magritte.

Continuar...
 


Pág. 8 de 54