Exposição Ninho Salino

7 de dezembro a 4 de março de 2014
 
xxl CVETO1 750x250
 
Sobre a obra de Cveto Marsic, pintor esloveno que residiu em Cascais e a Cascais regressa sempre que pode, escreve a crítica de arte e professora universitária Luísa Soares de Oliveira: «Nos estratos da pintura de C.M. há peças estranhas, objectos incrustados na massa. Diz o pintor que são como os restos que ficam num campo depois de uma batalha. Na maior parte das vezes, não é possível identificar a natureza do objecto. A pintura, a pasta espessa de que o autor se serve para fabricar cada quadro, recobre tudo e confere a cada obra uma qualidade escultórica que a filia na tradição da pintura gestual abstracta. Não me espanta saber que não há, no processo criativo, qualquer intervenção do pincel.»
Continuar...
 

Exposição Os Seres Imaginários

31 de julho a 19 outubro de 2014
 
xxl BENARD 750x250
 
A exposição OS SERES IMAGINÁRIOS mostra trabalhos fotográficos pertencentes essencialmente a três séries distintas que se complementam e interpelam:

- "Animais", realizada propositadamente para esta exposição, com fotografias trabalhadas com tinta da china, e livremente inspirada no "Livro dos Seres Imaginários" de Jorge Luis Borges e Margarida Guerrero, publicado inicialmente em 1957 com o título "Manual de Zoologia Fantástica", e apresentado como um compendio das estanhas entidades que a fantasia dos homens engendrou, ao longo do tempo e do espaço. Gonzalo Bénard cria aqui uma nova Arca de Noé, em que, à maneira do "Animalário Universal" do Professor Revillod, imaginou seres improváveis e fantasiosos, com diferentes partes de animais de espécies reais, em espaços abstractos sem limites.

Continuar...
 

Exposição No Caminho da Essência

8 de março a 25 de maio de 2014
 
xxl BOKOROS 750x250
 
O percurso pictórico de Christos Bokoros - «exercício de autognose», nas suas próprias palavras – acompanha e equaciona questões que compõem a natureza da essência do Homem: memória individual e colectiva, realidade, verdade, eternidade. A sua obra apresenta a posição que adopta face a elas, na sua dedicação de reflexão sobre a função da pintura na configuração da relação que temos com o nosso mundo exterior e interior. No seu conjunto, é um percurso que aborda com dedicação o «universo difícil» do espiritual na Arte – uma arte que seja nossa, pois interroga quem somos.
Continuar...
 

Exposição na Quinta do Pisão e no C.C.C.

Maio a Julho de 2012


xxl_landart_2012

 

A Exposição LandArt, que ocupa o espaço privilegiado da Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais, recebe este ano Eduardo Malé, Ana Vieira, Rafael Blasco e Ricardo Lalanda, continuando o comissariado entregue à crítica de arte Luísa Soares de Oliveira. Nesta medida, apraz-me verificar que a iniciativa progride na qualidade e diversidade dos artistas seleccionados que usando o seu instinto criador em prol da defesa da Natureza consolidam o prestígio deste exercício de cidadania também como experiência estético-cultural de elevado nível.

Continuar...
 

Exposição Gentes da Minha Terra…
21 de Abril a 20 de Maio de 2012

xxl_jose_teixeira

 

Fotógrafo e director criativo, José Teixeira apresenta no belo espaço da Capela do Fundador um importante conjunto de fotografias a preto e branco sobre as gentes e os modos de vida de Portugal do qual estão ausentes quaisquer clichés da dimensão turística que por vezes afecta este tipo de intervenção fotográfica.

Continuar...
 


Pág. 7 de 55