Exposição Imagens e Palavras
6 de Março a 9 de Maio de 2010
 

j_rego_xxl

 

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais, a mais recente proposta artística de Joana Rêgo, intitulada Imagens e Palavras . Pintura que se desenvolve em torno de um eixo que pode ser identificado com a dimensão do jogo, como assinalou Emília Pinto de Almeida.
Fiel aos seus pressupostos de que a arte é um trabalho de busca que perpetuamente se realiza, a pintora apresenta um conjunto de obras que vão da letra A à letra Z, e suscitam interpretações a diversos níveis, uns mais superficiais, outros mais profundos, sempre valorizando marcas muito pessoais.

Tags: 2010 Março Maio Exposições Pintura
Continuar...
 

Exposição Is anybody home?
26 de Fevereiro a 25 de Abril de 2010
 

j_gancho_xxl

 

A Fundação D. Luís I apresentou no Centro Cultural de Cascais uma exposição de pintura de Joana Gancho, intitulada “Is anybody home?”. A mostra reúne um conjunto de obras dedicadas a conteúdos urbanos e aspectos relacionados com a ocupação do espaço por casas e pessoas.

São obras da sua produção mais recente articulando de forma muito conseguida a pintura e o desenho para expressar, nas próprias palavras da artista, o “quotidiano citadino”. Joana Gancho: uma das mais promissoras artistas portuguesas emergentes, nasceu em Lisboa em 1980.

Tags: 2010 Fevereiro Março Abril Exposições Pintura
Continuar...
 

Exposição Colectiva dos Alunos
Outubro a Novembro de 2010


xxl_private_2010

 

Prosseguindo a sua vocação de dar a conhecer novos artistas, a Fundação D. Luís I organiza, em conjunto com a Escola Arte Ilimitada, uma exposição de obras de alunos de pintura e desenho, cuja selecção foi realizada pelos Professores da Escola. A exposição esteve patente no Centro Cultural de Cascais de 20 de Novembro de 2009 a 10 de Janeiro de 2010, tendo este ano abrangido alunos do nível de iniciação à pintura, representados por um conjunto de trabalhos sobre papel elucidativos dos exercícios realizados nesta fase inicial da sua formação artística. A diversidade de propostas plásticas reflecte a multiplicidade de referências, vivências e posturas por detrás do processo de criação.

Tags: 2010 2009 Janeiro Novembro Dezembro Exposições Pintura
Continuar...
 

Exposição A Nossa Carmen

19 de Junho a 26 de Setembro de 2010

carmen_miranda_xxl

 

Um século depois do seu nascimento e com um oceano de entremeio, é difícil ter uma real noção da importância cultural de Carmen Miranda (1909-1955) no contexto brasileiro, a qual, nos anos 40 e 50, viria mesmo a atingir uma dimensão mundial. Nascida em Portugal, no Marco de Canaveses, em Novembro de 1909, Carmen viajou com a família para o Rio de Janeiro ainda bebé. Embora seja questionável a verdadeira influência que as raízes lusitanas possam ter tido no seu percurso artístico, é inegável que Carmen cresceu num ambiente tipicamente português, numa cidade que, nas primeiras décadas do século XX, registava mais habitantes portugueses do que, por exemplo, o Porto (eram quase 200 mil).

Tags: 2010 Junho Julho Agosto Setembro Exposições
Continuar...
 

Exposição Internacional de Escultura

14 de Maio a 15 de Junho de 2011

 
xxl_artemar2011

 

No dia 16 de Junho de 2011 terminou o concurso/exposição ArteMar 2011 que reuniu ao longo de um mês, no Passeio Marítimo do Estoril, as sete esculturas selecciondas para a edição deste ano.

Tags: 2011 Maio Junho Escultura
Continuar...
 


Pág. 53 de 53