Exposição Alar
17 de Março a 6 de Maio de 2012

xxl_alar

 

Professora catedrática de Desenho do Movimento no Departamento de Desenho da Universitat Politécnica de Valência e reconhecida autora de filmes de animação, Carmen Lloret apresenta no Centro Cultural de Cascais alguns exemplos da sua mais recente produção em pintura e animação. Sobre esta artista, escreve Ramon Gil: «Carmen Lloret opta com naturalidade e firmeza por uma linguagem pictórica que não admite vacilações, já que qualquer dúvida, por mais ínfima que fosse, se quebraria como um vidro finíssimo. Mas o vidro […] desaparece como fronteira mágica entre pintura e poesia, deixando tudo iluminado, banhado de pura energia íntima.»

Tags: 2012 Março Abril Maio Exposições Pintura
Continuar...
 

Exposição ausência(s)...
10 de Março a 15 de Abril de 2012

P1140358_750x480

 

Jovem arquitecto, escultor e desenhador de mérito, Pedro Léger Pereira dá a conhecer esculturas que têm origem na representação de um conjunto de sólidos geométricos puros, como o Cubo, a Esfera ou o Cilindro, bem como desenhos que, em termos conceptuais, abordam o mesmo tema, perdendo-se no entanto uma dimensão espacial, o que conduz a que as ausências que nas formas escultóricas se materializavam em sólidos geométricos, se assumam como um conjunto de formas básicas (ou fragmentos das mesmas) como o quadrado, o triângulo ou o circulo, acentuando-se “bidimensionalmente”um grupo de maneiras de ver as peças escultóricas que poderiam passar desapercebidas.

Continuar...
 

Exposição Africanos em Portugal - História e Memória Séculos XV-XXI
3 de Março a 1 de Abril de 2012 


africanos_xxl
Nas relações dos portugueses com outros povos e culturas a África e os africanos, pela índole das formas relacionais, pela extensão dos contactos e pela sua persistência no imaginário colectivo nacional, detêm um lugar privilegiado. É justamente com base nesta temática que a Unesco, através do Comité Português do Projecto Unesco «Rota do Escravo» sob a orientação científica da sua presidente, Prof. Dra. Isabel Castro Henriques, organizou esta exposição que, em colaboração com a Fundação D. Luís I, foi apresentada no Centro Cultural de Cascais: 23 roll-ups que se debruçam sobre vários aspectos desta problemática, a saber: Africanos: Uma Nova Mercadoria (XV-XVI); Bairro do Mocambo em Lisboa; A Integração dos Africanos (XVI-XIX); A Desumanização dos Africanos; Estratégias Africanas; Permanência e Mudanças (XVIII-XX); Novas Dinâmicas Africanas (Depois de 1974).

Continuar...
 

Exposição microMACRO
10 de Fevereiro a 7 de Abril de 2012


P1130634_750x500_copy_copy
 

.
Natural da Escócia (1959) mas marcado culturalmente pela Itália, onde tem residência (Florença), Hector Ramsay começou a pintar depois de trabalhar em Londres com Leonard Pardon, com quem aprendeu diversas técnicas de arte decorativa, vindo a especializar-se mais tarde em pintura ao ar livre depois de cursar em Prato a “Técnica pittura del muralli”.

Continuar...
 


Pág. 5 de 55