LINHA DE FUGA | ESAD

ESAD CALDAS DA RAINHA

Linha de Fuga

CENTRO CULTURAL DE CASCAIS (piso 2), 24 JULHO A 3 OUTUBRO 2021

Trata-se de uma exposição de alunos de Mestrado em Artes Plásticas: André Vaz, Carolina Veigas, Inês Serpente, Leonor Neves, Maria Miguel Von Hafe, Miguel Ângelo Marques, Natacha Costa Pereira, Pedro Fonseca Jorge, Pedro Rodrigues, Neobert Laureano, Rafaela Ferreira, Romie, Sara Cruz, Sílvia Melo, Sofia Alvernaz e Vicente Faria. A mostra dará conta da multiplicidade de técnicas que os alunos desenvolvem.

755 Linha de Fuga - cat

De olhos postos no futuro

O conjunto de jovens artistas que aqui se apresentam possuem uma origem comum: todos são alunos do Mestrado em Artes Plásticas da ESAD.CR. Para além da diversidade evidente de linguagens que aqui encontramos, é essa raiz comum que permite agrupá-los numa exposição coletiva. Não se trata, por isso, de definir aqui um conceito, uma ideia curatorial que permita criar linhas de diálogo entre peças, ou entre estas e um texto teórico. O único objetivo consiste em apresentar a obra de qualidade muito acima da média habitual num grupo de tão jovens artistas.

400-Romie - Van Gone     Romie, Van Gone

O Mestrado em Artes Plásticas surge na ESAD.CR na sequência da restruturação da licenciatura na mesma área que foi feita na sequência da Convenção de Bolonha, e que coincide, por alto, com o início do milénio. Recorde-se que esta reformulação criou licenciaturas mais compactas do que as que até então existiam, o que, no caso que referimos, consistiu na concepção de uma formação de 6 semestres. Ora, a ESAD.CR sempre apostou numa formação projetual para os seus alunos. E, se de facto é possível reformular a componente teórica dos cursos de Artes Plásticas para uma duração diferente e forçosamente mais intensiva do que aquela que existia no formato pré-Bolonha, há um dado essencial na formação artística que não pode ser condensado: o tempo da prática de atelier.

400-Miguel Angelo Marques     Miguel Angelo Marques

Assim, este ciclo de estudos constrói-se em torno de duas premissas fundamentais. A primeira, como referimos, consiste nesta necessidade, que sabemos ser comum a todos os artistas, de uma prática de atelier intensa aliada a uma reflexão pessoal, necessariamente teórica e verbal, sobre o trabalho que se faz, no próprio decurso da sua realização. A segunda radica na certeza de que estamos perante jovens adultos, jovens esses que já possuem uma experiência razoável da prática artística, e que são por isso capazes, logo nos primeiros meses da sua formação avançada, de dar início a um processo que os levará, como é desejável, à definição de uma obra pessoal, original e qualitativamente superior. O aumento de candidaturas ao curso, nos anos mais recentes, vem confirmando que este é o caminho certo que devemos continuar a seguir.

400-Carolina Veigas     Carolina Veigas

Agora, este grupo de jovens artistas tem aqui, no espaço acolhedor e prestigiado da Fundação D. Luís I, um dos seus primeiros contactos com o público. Para alguns, esta será a primeira vez que se submeterão a um olhar crítico que não seja o olhar dos amigos, dos colegas, e nem mesmo o olhar exigente dos professores que os acompanham neste processo. Para outros, que já possuem alguma experiência de exposições individuais ou colectivas, este será um marco muito importante no seu percurso pessoal. Para nós todos, e para mim em particular, este é o momento que não quero deixar passar para agradecer à Câmara Municipal de Cascais e à Fundação D. Luís I, na pessoa dos seus presidentes, Dr. Carlos Carreiras e Prof. Doutor Salvato Telles de Menezes, a generosidade e o profissionalismo com que nos acolheram na sua casa.

Que seja agora esse público a ajuizar da qualidade do que aqui mostramos.

Caldas da Rainha, 1 de junho de 2021

Luísa Soares de Oliveira