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Enquanto no nos voltamos a encontrar nos espaos culturais e naturais do Bairro dos Museus, recolhemos um conjunto de testemunhos junto dos nossos pblicos sobre algumas memrias pr-pandemia e quais os desejos para quando nos reencontrarmos nesses lugares.
Os testemunhos continuam a ser recolhidos at novembro deste ano, altura em que esperamos retomar esta programao comemorativa.
Um especial agradecimento a todos os que enviaram os seus testemunhos. (Servio Cultural e Educativo do Bairro dos Museus)

 

 

 

PROJETOS COM A COMUNIDADE


Destinados a pblicos diversos, em contexto escolar, institucional ou livre, so aes que se caracterizam pela sua continuidade atravs de uma colaborao estreita segundo um projeto pedaggico objetivos, tema, exposio e discusso pblica do resultado final no mbito do trabalho de mediao continuada alm das portas dos equipamentos culturais do Bairro dos Museus. A continuidade acontece pela durao mnima de um ano de parceria entre o Servio Cultural e Educativo do Bairro dos Museus e as instituies.

Estes projetos atuam na ligao entre a arte e a educao, promovendo os espaos culturais e naturais como lugares de encontro, cooperao e criatividade.

 

 

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Livro Livre
Projeto de formao artstica destinado ao pblico adulto (+45anos) com base no conceito de Livro de Artista/Livro de Autor, e que serve explorar as exposies do Centro Cultural de Cascais, a Coleo da Fundao D. Lus I e estabelecer ligaes pontuais com outros espaos do Bairro dos Museus.


Participantes na sesso por videoconferncia (trabalhos finais): Maria Costa; Elexina Dores; Filipa Mollet.

 

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O que h?
Projeto educao pela arte destinado ao 1 ciclo do ensino bsico, com base nas exposies do Centro Cultural de Cascais e da Coleo da Fundao D. Lus I.


Participantes na sesso videoconferncia (trabalhos finais): Loureno Mirotes; Beatriz Oliveira; Carolina Almeida.

 

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Como resposta ao V. desafio sobre o tema comemorativo do Dia Internacional dos Museus 2020 - Igualdade, Incluso e Diversidade - envio-te o que de melhor V. tm feito atravs do V. Servio Cultural e Educativo.

Estou a falar da promoo da Igualdade de acesso e participao de vrio e diverso pblico em iniciativas bem imaginativas da V. parte, atravs da agora denominada iniciativa "envolve-te".
E falo na minha condio de professor - participando com os alunos na V. anterior iniciativa "Plano Anual com Escolas", desde que foi criada - e dos desdobrveis recursos que tm utilizado, com sucesso, para Incluir os alunos na dinmica do Bairro dos Museus, alcanando assim a Diversidade que cada um deles traz em si e desenvolve. Eles ficam mais ricos, eu tambm, e agradecemos.
No futuro, agradeo que assim continuem.

 

Jos Toms Fria (Professor Agrupamento de Escolas IBN Mucana)

 

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Esta fotografia um orgulho para mim. Pergunto-me como que eu, com 73 anos de idade e sem qualquer preparao acadmica ligada s Artes, sou chamada a participar numa pintura do tamanho duma parede, ao lado de pessoas to diferentes em idade, cultura e aptides artsticas.

Entrei neste "mundo novo" h 4 anos. o projeto Livro Livre do programa cultural e educativo do Bairro dos Museus. Com a mediao artstica de Tnia Furtado, este projeto um incentivo para o desenvolvimento pessoal e artstico da comunidade, sendo um exemplo de incluso.
Alegra-me saber que h de igual modo um trabalho envolvendo crianas da escola pblica. Este poder ser o futuro para os Museus - dar a todos a oportunidade de ver e sentir a Arte.

 

Elexina Dores (Cascais. Projeto Livro Livre Centro Cultural de Cascais)

 

 

A Fundao D. Lus I e o Centro Cultural de Cascais do oportunidades nicas e um acesso privilegiado e de alta qualidade a um grande nmero diversificado de pessoas, quer sejam crianas, jovens, adultos, pessoas com problemas ou deficincias.

A todos do a oportunidade de contactarem, conhecerem e explorarem a arte nas suas vrias formas, dando ao pblico e aos excelentes artistas que l expem, a possibilidade rara de interagirem, direta e pessoalmente.
Sempre que c venho, saio mais rica e confiante.
Obrigada pelo vosso fantstico trabalho.

 

Isabel Sanchez (Cascais. Projeto Livro Livre Centro Cultural de Cascais)

 

 

Em 2019 participei de alguns workshops na Casa de Santa Maria e no Centro Cultural de Cascais relacionados com os vrios de tipos de livros e achei-os muito interessantes. Gostaria de ver este tipo de atividade mantida ou at mesmo aumentada a sua frequncia.

Encontro-me tambm a frequentar o curso Livro Livre que tem um programa muito bom e variado. No entanto dado que as aulas so quinzenais a fluidez do curso sofre bastante, isto tendo em conta tambm os feriados, as frias e outros motivos pelos quais se perdem por vezes aulas, gostaria de propor que as aulas passassem a ser semanais. O curso tem muito valor para ser relegado a apenas umas aulas quinzenais.
A arte, como processo criativo, um instrumento poderoso para a incluso de todos.

 

Maria Costa (Cascais. Projeto Livre Livre Centro Cultural de Cascais)

 

 

Bairro cidade espao pessoas escola sala de aula?
Fomos construo de memrias a partir de memria. Fomos olhar ver dentro fora visvel invisvel.
o que somos e o que ainda no fazemos? fomos arte e fomos artsticos. Experimentadores poetas? fomos felizes naquele instante em que soubemos que estvamos ali juntos.
"... nunca tinha ido ao museu"
A cidade a SER educadora um mapa para ESTAR para FAZER para VIVER-uns-com-os-outros.
... e agora, neste momento que foi histria pudeste visitar museus online, qual foi a diferena?

 

Professora Madalena Ghira (Escola Profissional Val do Rio | Projeto em rede Bairro dos Museus)

 

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No Bairro dos Museus possvel conciliar todas as geraes nos diferentes interesses e propostas.
Como desejo futuro sugerimos a existncia de um autocarro Bairro dos Museus que leve o pblico aos vrios espaos culturais e naturais escolas, centros de dia e outras instituies e particulares).

 

OHficina

 

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Nas visitas aos museus, dentro dos edifcios, por vezes para as crianas mais novas difcil seguirem todas as regras que se esperam quando estamos num museu. Quase todos os museus so pensados para serem utilizados pelos adultos. Gostaria que um dia se pudesse fechar parte do museu, uma sala por exemplo, durante o tempo da nossa visita, onde as crianas pudessem observar e depois exprimir atravs da sua prpria criatividade o que viram/sentiram, atravs de desenho, ou pintura, ou expresso dramtica.

As visitas no exterior do Bairro dos Museus foram sempre muito bem-sucedidas. Muito interessantes, procurando sempre responder curiosidade das crianas, explorando vrios lugares/espaos. Foram sempre fonte de inspirao para outras atividades desenvolvidas dentro da sala do Jardim de Infncia.

 

Educadora Margarida (Sala 1 do Jardim Infncia da Torre | Projeto Natureza e Arte 2018/2019)

 

 

Um desejo para o futuro... penso que se deve manter a dinmica que tanto a Joana como a Isabel tinham quando amos ter convosco ou quando vinham ao nosso jardim.

Em relao a coisas novas talvez histrias que explorem a igualdade, a incluso e diversidade como o caso do Patinho Feio. Filme o Shrek. Mais jogos tradicionais ao ar livre, experincias com elementos da natureza.

 

Educadora Olga Esteves (Sala 2 JI Da Torre | Projeto Natureza e Arte 2018/2019)

 

 

Uma memria: uma inscrio que est nos Jardins "TERRA: uma rocha estranha" Bordalo II.Portugal.2018 "O Planeta Terra, no s raro, nico. Uma rocha estranha com alma. Uma rocha que a nossa casa...".

Esta frase faz todo o sentido agora nos momentos que estamos a viver: o nosso encontro com a nossa alma mais profunda (ficar em casa, o recolhimento, o afastamento social, o respeito pelo mundo l fora, a natureza que no vai embora, o planeta que devemos respeitar).
Um desejo: que a proximidade das crianas no se perca.

 

Professora Olga (4 ano EB Aldeia Juso | Projeto Natureza e Arte 2018/2019)

 

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Embora o motivo de utilizao do Bairro dos Museus se devesse a uma impossibilidade de ocupar o nosso edifcio escolar, por motivo do atraso das obras de construo do novo edifcio da escola, revelou-se uma experincia de tal ordem interessante, que pensamos repetir em outros anos. A explorao dos museus enquanto espao educativo, enquadra-se na perfeio na nossa metodologia de aprendizagem ativa, sendo possvel a explorao do currculo escolar num ambiente extremamente rico e fora do ambiente escolar tradicional, que proporciona experincias ao nvel de todos os sentidos, cujo ambiente escolar convencional no permite.

A disponibilidade e profissionalismo de todas as equipas dos museus contribuiu tambm para que esta experincia fosse to positiva.
O nosso agradecimento e reconhecimento a todos.

 

Sofia Borges (Diretora da escola Os Aprendizes Active Learning)

 

 

Todos precisamos uns dos outros. O trabalho de parceria ser sempre o melhor do mundo, porque aquele que nos ensina novos saberes e o valor da partilha e do amor.

 

Professora Snia Brtolo (Professora de Portugus e coordenadora do projeto TeleAula-Hospitais no Centro de Medicina de Reabilitao de Alcoito)

 

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Atualmente, a escola muito exigente em termos de currculo e acabamos por constatar que os nossos alunos no tm oportunidade de criar e imaginar com tanta facilidade, como seria suposto.

Neste entendimento, considero que o ensino artstico e as expresses devem fazer parte integrante do desenvolvimento do indivduo.
As sesses foram muito dinmicas e apelativas, deixando os alunos numa perspetiva de descoberta e de criao, o que apelou tambm sua imaginao.
Foi pena, que devido situao de epidemia, este ano no houvesse oportunidade de terminar o projeto, pois a turma est a ser acompanhada, pelo Bairro dos Museus, desde 2017.
Obrigada por todos os momentos!

 

Professora Marinela Mendes (EB Areia- Guincho)

 

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O conceito de diversidade em si mesmo sinnimo de igualdade e incluso, no existe diversidade sem a aceitao de tudo o que possa existir, independentemente da sensibilidade pessoal, dos valores, do gosto, do estilo, do gnero, da opinio, da conscincia, do conhecimento maior ou menos que se possa ter sobre o outro, o mundo e o prprio propsito da vida.
A humanidade uma na sua diversidade, e ser-se uma sentir e entender que tudo o que existe em mim existe tambm no outro e tudo o que existe no outro existe tambm em mim. A diferena est na forma como esse todo, esse potencial Humano se revela, est consciente e foi ou no desperto em cada um de ns.
A diferena no pode ser motivo de recusa, de no incluso e de descriminao, mas ...
Ser-se Humano ter a capacidade de interaco, de compreenso, de respeito, de afecto e de cuidado pelo outro. saber que no somos ilhas e que quer tenhamos ou no conscincia disso, tudo circula e se movimenta entre as pessoas, o sentir, o pensamento, as emoes, as ideias, a imaginao, tudo, tudo... Somente os nossos bloqueios e ignorncia impedem essa conscincia.
Segundo Paul Apodaca, na cultura ancestral apache, o outro no existe, pois somos todos criados pela mesma natureza, logo, encontrar algum desconhecido motivo de celebrao e de grande alegria, pois no s revela, o seguimento da mesma realidade de que todos fazemos parte, como a prova da generosidade, grandiosidade, complexidade e perfeio da Natureza.
Num mundo onde a competio e a sobrevivncia de toda a ordem tendem a tornar-se cada vez mais fortes e a desumanizar as pessoas, gritante e premente a criao de espaos onde se mostre a possibilidade desse contrrio poder acontecer. O momento actual de pandemia, revelou o desequilbrio em que a humanidade vivia e est a dar-nos a oportunidade de mudana e de se construir um mundo melhor e mais humano.
Para muitos pessoas e entidades como o Bairro dos Museus, com quem tive o privilgio de colaborar enquanto artista e formadora e onde pude testemunhar o cuidado e a ateno com questes como a Igualdade, a Incluso e a Diversidade, a Arte, a Educao e a Cultura so fundamentais e desempenham um papel nico no processo de desenvolvimento do indivduo, permitindo o encontro consigo prprio, com o outro, com o mundo e com a prpria vida e logo tambm, com uma tomada de conscincia mais profunda e Humana de tudo.

 

Leonor Beltrn (artista e formadora convidada)