755 novo MUSICA IGREJA

 

A Cmara Municipal de Cascais e a Fundao D. Lus I, no prosseguimento da sua misso de promoo da Cultura e valorizao do Patrimnio edificado, organiza, com a colaborao da Vigararia de Cascais, um ciclo de concertos mensais nas Igrejas do Concelho, que decorrer entre Dezembro de 2019 e Abril de 2020.


Esta programao, que inclui repertrio variado sobretudo dos sculos XVII e XVIII, cuja interpretao estar a cargo de reputados grupos especialmente dedicados msica sacra e interpretao historicamente informada, percorrer as Igrejas Paroquiais de Cascais, Estoril, Carcavelos e S. Domingos de Rana e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes em Cascais.


O primeiro concerto do ciclo ter lugar no prximo dia 28 de Dezembro, s 21:30 horas, na Igreja de Nossa Senhora dos Remdios, Paroquial de Carcavelos. A Schola Cantorum da Catedral de Santarm, acompanhada pelos organistas Joo Vaz e Srgio Silva, sob a direco de Pedro Rollin Rodrigues, apresentar uma sequncia de canes de Natal das tradies inglesa, alem, francesa, catal e portuguesa arranjadas por compositores como Johann Sebastian Bach (1685-1750), Ralph Vaughan Williams (1872-1958), Gustav Holst (1874-1934) e David Willcocks (1919-2015), que intercalaro com leituras alusivas ao tempo do Advento e do Natal.

 

 

 

 

 


 

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Abertura

AURELIO BONELLI (c. 1569-p.1620)

Toccata Cleopatra

 

Festival de Leituras e Canes

HENRY JOHN GAUNTLETT (1805-1876) / DAVID WILLCOCKS (1919-2015)
Once in royal David's city

LEITURA 1: GN. 3, 8-19
Deus diz a Ado que ele perdeu a vida no paraso

JOO VAZ (1963)
Preldio para This is the truth sent from above

TRADICIONAL INGLESA / RALPH VAUGHAN WILLIAMS (1872-1958)
This is the truth sent from above

LEITURA 2: IS. 11, 1-9
A paz de Cristo anunciada

JOO VAZ
Preldio para Adam lay ybounden

BORIS ORD (1897-1961)
Adam lay ybounden

LEITURA 3: LC. 1, 26-35; 38
Anunciao do Anjo Gabriel Virgem Maria

SRGIO SILVA (1981)
Preldio para In the bleak midwinter

GUSTAV HOLST (1874-1934)
In the bleak midwinter

LEITURA 4: LC. 2, 1-7
So Lucas conta o nascimento de Jesus

JOO VAZ
Preldio para Hark! The herald angels sing

FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY (1809-1847) / DAVID WILLCOCKS
Hark! The herald angels sing

LEITURA 5: JO 1, 1-14
So Joo explica o mistrio da Encarnao

TRADICIONAL (INGLATERRA) / JOO VAZ
The First Nowell

 

Encerramento

JOHANN PACHELBEL (1653-1706)
Preldio Vom Himmel hoch da komm' ich her

MARTIN LUTHER (1483-1546) / JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Vom Himmel hoch da komm' ich her

TRADICIONAL (CATALUNHA) / JOHN RUTTER (1945)
El Noi de la Mare

TRADICIONAL (PORTUGAL) / MRIO DE SAMPAYO-RIBEIRO (1898-1966)
Natal de Elvas

TRADICIONAL (FRANA) / SRGIO SILVA
Pour l'amour de Marie

 


Schola Cantorum da Catedral de Santarm; Joo Vaz, Srgio Silva, rgos; Pedro Rollin Rodrigues, direco

 

 

 

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BARTOLOM DE SELMA Y SALAVERDE (ca.1595-ca.1638)
Susan[n]a [un jour] pasegiata [] Basso solo

GIOVANNI BATTISTA VITALI (1632-1692)
Bergamasca
(Partite sopra diverse sonate per il Violone)

ANNIMO (Itlia, sc XVII)
Aria [Bergamasca] con variationi
(Ms. 964, Arquivo Distrital de Braga)

DOMENICO GABRIELLI (1659-1690)
Ricercar 7 per violoncello solo

GIROLAMO FRESCOBALDI (1583-1643)
Toccata per l'Elevatione (Messa degli Apostoli)
(Fiori musicali, 1636)
Canzona settima a Basso solo detta la Superba

DOMENICO GABRIELLI
Sonata violoncello solo, con il suo basso continuo, em l maior in A major
Grave
Allegro
Largo
Presto

GIUSEPPE MARIA JACCHINI (c.1663-1727)
Sonata para violoncelo e baixo contnuo for cello and basso continuo, op.1, n.7
Grave
Prestissimo
Adagio Aria Presto

BERNARDO PASQUINI (1637-1710)
Partite sopra l'aria della Folia da Spagna
(Ms. 964, Arquivo Distrital de Braga)

DOMENICO GABRIELLI
Sonata violoncello solo, con il suo basso continuo, em Sol maior in G major
Grave Adagio Presto
Allegro
Largo
Presto

 


Diana Vinagre, violoncelo barroco; Joo Vaz, rgo

 

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DE LALANDE LEONS DE TNBRES

 

ANDR RAISON (ca.1640-1719)
Gravement au Grand Plein Jeu (1er Kyrie de la 3e Messe)
(Livre d'Orgue contenant Cinq Messes [...], 1688)

MICHEL-RICHARD DE LALANDE (1657-1726)
Troisime Leon du Mercredi S.118
(Les III Leons de Tnbres et le Miserere a voix seule du Feu Mr. De Lalande [...], 1730)

LOUIS MARCHAND (1669-1732)
Plein Jeu
Fugue
Plein Jeu
(Pices d'orgue du Grand Marchand [...], [ca. 1729])

MICHEL-RICHARD DE LALANDE
Troisime Leon du Jeudi S.121
(Les III Leons de Tnbres et le Miserere a voix seule du Feu Mr. De Lalande [...], 1730)

PIERRE DU MAGE (1674-1751)
Plein Jeu
Rcit
Grand Jeu
(1er Livre d'Orgue contenant une Suite du premier Ton [...], 1708)

MICHEL-RICHARD DE LALANDE
Troisime Leon du Vendredi S.124
(Les III Leons de Tnbres et le Miserere a voix seule du Feu Mr. De Lalande [...], 1730)

 


Ludovice Ensemble: Eduarda Melo, soprano; Sofia Diniz, viola de gamba; Fernando Miguel Jalto, rgo

 

 

 

755 MUSICA IGREJA3

 

ADIDO, PARA DATA A ANUNCIAR BREVEMENTE

 

FREI FERNANDO DE ALMEIDA (1603/4-1660)

Missa ferialis, in Dominica in Palmis, a 4
I. Kyrie  |  II. Sanctus   |  III. Benedictus  |  IV. Agnus Dei 

Lamentatio I in Feria V, a 8

Responsorium I in Feria V, a 8: In monte Oliveti
Responsorium II in Feria V, a 8: Tristis est anima mea
Responsorium IV in Feria V, a 8: Amicus meus
Responsorium IX in Feria V, a 8: Seniores populi

Benedictus Dominus Deus Israel in Feria V, a 8

 


Capella Patriarchal; Mariana Moldo, Ins Lopes, sopranos; Maria de Ftima Nunes, Rita Moro Tavares, contraltos; Joo Rodrigues, Frederico Projecto, tenores; Manuel Rebelo, Hugo Oliveira, baixos; Srgio Silva, rgo; Joo Vaz, rgo e direco

 

 

 

755 MUSICA IGREJA copy

 

OBRAS DA BIBLIOTECA DE D. JOO IV

 

ANTHONY HOLBORNE (1545-1602)
Pavan Paradizo
(Pavans, Galliards, Almains and other short Aeirs, 1599)

ANTONIO VALENTE (c.1520-c.1580)
Lo ballo dell'intorcia
(Intavolatura de cimbalo, 1576)

LUDOVICO GROSSI DA VIADANA (c.1560-1627)
Canzon francese in risposta
(Per sonar nel'organo li cento concerti ecclesiastici, 1602)

SAMUEL SCHEIDT (1587-1654)
Canzon Cornetto
(Ludi Musici, 1621)

MANUEL RODRIGUES COELHO (c.1555-1635)
Tento do quarto tom
(Flores de msica, 1620)

NICOL CORRADINI (1585-1646)
Suonata La Golferama a doi cornetti in risposta
(Primo libro de canzoni francese a 4 & alcune suonate, 1624)

MANUEL RODRIGUES COELHO
Kirios de 1 tom (5 versos)
(Flores de msica, 1620)

EUSTACHE DU CAURROY (1549-1609)
Fantaisie a 3 sur Une jeune fillette
Fantaisie a 5 sur Une jeune fillette
(Fantasies en III, IV, V et VI parties, 1610)

GIOVANNI GABRIELI (c.1557-1612)
Toccata del secondo tono
(Il Transilvano, 1625)
Canzon in echo
(Symphoniae sacrae, 1597)

BIAGIO MARINI (1594-1663)
Passacaglia a 4
(Sonate da chiesa e da camera, 1655)

 


Cornetas & Sacabuxas de Lisboa; Tiago Simas Freire, Rodrigo Calveyra, cornetas; Hlder Rodrigues, Antnio Santos, sacabuxas; Joo Vaz, rgo

 

 

 

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Capella Patriarchal

Criado em 2006 e contando com diversas apresentaes em Portugal, Espanha e Alemanha, este agrupamento um projecto destinado fundamentalmente divulgao dos tesouros da msica sacra portuguesa. Apresenta frequentemente obras inditas, pautando-se por um cuidadoso trabalho prvio de investigao das fontes musicais, assim como por um intenso esforo de observao das prticas interpretativas das diversas pocas. A presena do rgo na formao do grupo permite no s a interpretao das obras em que o instrumento executa uma parte obrigada ou simplesmente o baixo contnuo, como tambm o repertrio mais antigo, seguindo a tradio da polifonia vocal acompanhada pelo rgo ou por outros instrumentos. Tendo origem no trabalho de Joo Vaz em relao msica de rgo portuguesa dos sculos XVI a XIX, atravs do estudo directo das fontes, aborda a msica vocal, contando para isso com a colaborao de cantores especialmente dedicados a este tipo de repertrio. A Capella Patriarchal gravou em CD os Responsrios de Quinta-Feira Santa e Missa Ferial de Frei Fernando de Almeida, assim como os Responsrios de Sexta-Feira Santa de Frei Jos Marques e Silva. Estas gravaes foram as primeiras integralmente dedicadas aqueles compositores.

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Cornetas & Sacabuxas de Lisboa

Depois de vrios anos colaborando juntos em diversas orquestras nacionais em projectos de repertrios do sculo XVII (nomeadamente Orquestra Barroca Casa da Msica, Orquestra Gulbenkian e Ludovice Ensemble), decidimos criar em Portugal um agrupamento que assumisse a identidade da nossa partilha humana e musical. E assim, num almoo entre dois ensaios, nasceram os Cornetas & Sacabuxas de Lisboa, um colectivo dedicado ao reanimar daqueles instrumentos de sopro em Portugal instrumentos hoje raros que, formando uma s famlia, foram outrora smbolo de majestosidade cerimonial. Aps formaes em conceituados centros europeus de interpretao historicamente informada (Basileia, Lyon, Genebra) e participaes em inmeras masterclasses, cada um de ns consagra boa parte da sua carreira investigao e prtica de repertrios dos sculos XVI e XVII. Enquanto Cornetas & Sacabuxas de Lisboa, visamos principalmente a partilha e divulgao dos instrumentos que nos do nome.

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Diana Vinagre

Aps a concluso dos seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa, ingressa no Conservatrio Real de Haia no Departamento de Msica Antiga e Prticas Histricas de Interpretao na classe de violoncelo barroco de Jaap ter Linden. Nesta instituio conclui a Licenciatura e seguidamente o Mestrado, com distino. Desde que se dedica prtica do violoncelo histrico, colabora como free-lancer com vrios agrupamentos:, Orquestra do Sculo XVIII, New Dutch Academy, B'Rock, Orchestra of The Age of Enlightenment, Irish Baroque Orchestra, Holland Baroque Society, Al Ayre Espaol, Divino Sospiro, Forma Antiqua e Orquestra Barroca da Casa da Msica. Toca regularmente sob a direco de Enrico Onofri, Laurence Cummings, Mark Elder, Ren Jacobs, Vladimir Jurowsky, Simon Murphy, Bartold Kuijken, Christina Pluhar, Elizabeth Wallfisch, Alfredo Bernardini, Rinaldo Alessandrini, Frans Bruggen, Lars Ulrik Mortensen, Alexis Kossenko, Chiara Banchini. Em 2007 foi selecionada para integrar a Orquestra Barroca da Unio Europeia tendo-se apresentado como solista em vrias ocasies. Realizou vrias gravaes com Divino Sospiro, Sete Lgrimas, Wallfisch Band, Orquestra Barroca da Unio Europeia, Forma Antiqua. Alm da sua actividade em vrios pases europeus, o primeiro violoncelo da Orquestra Barroca Divino Sospiro. Em 2009 funda o Ensemble Bonne Corde que se especializa em repertrio do sculo XVIII, tenho o violoncelo como ponto de partida.

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Eduarda Melo

Formada em Canto pela ESMAE do Porto, Eduarda Melo integrou o Estdio de pera da Casa da Msica e o elenco do prestigiado CNIPAL em Marseille. Foi galardoada com o 2 prmio do concurso internacional de Toulouse. convidada para numerosos festivais na Europa e canta sob a direco de maestros tais como Marc Minkowski, Jrmie Rohrer, Ton Koopman, Herv Niquet, Jean-Claude Casadesus, Antonello Allemandi em prestigiadas casas de pera (Glyndebourne, Marseille, Lille, Nice, Caen, Dijon, Paris, Lisboa). Em o?pera destacam-se os papis de Soeur Constance (Dialogues des Carmelites), Corinna (Il Viaggio a Reims), La princesse Laoula (L'toile), Rosina (Il Barbiere di Seviglia), Elvira (L'Italiana in Algeri), Norina (Don Pascuale), Musetta (La Bohme), Despina (Cosi Fan Tutte), Erste Dame (Die Zauberflte), Rinaldo (Armida/Myslivecek), Stphano (Romeo et Juliette), Frasquita (Carmen), Gabrielle (La Vie Parisienne), Valencienne (La Veuve Joyeuse), Nomie (Cendrillon), Spinalba (La Spinalba), Fedra (L'Ippolito/Almeida), Ascanio (Lo Frate Nnamorato), Zemina (Die Feen), Vespina (L'Infedelt Delusa), Euridice (Orfeo ed Euridice) e Elle (La voix humaine). No mbito da msica contempornea tem participado em criaes de Anto?nio Pinho Vargas, Nuno Co?rte-Real, Lus Tinoco e Nuno da Rocha. No mbito da msica antiga colabora regularmente com Le Concert de la Loge (Julien Chauvin), Divino Sospiro e Ludovice Ensemble.

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Joo Vaz

Natural de Lisboa, Joo Vaz diplomado em rgo pela Escola Superior de Msica de Lisboa, sob a orientao de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatrio Superior de Msica de Arago, em Saragoa, onde estudou com Jos Luis Gonzlez Uriol, como bolseiro da Fundao Calouste Gulbenkian. tambm doutorado em Msica e Musicologia pela Universidade de vora, tendo defendido, sob a orientao de Rui Vieira Nery, uma tese sobre a msica portuguesa para rgo no final do Antigo Regime. Tem mantido uma intensa actividade a nvel internacional, quer como concertista, quer como docente em cursos de aperfeioamento organstico, ou membro de jri de concursos de interpretao. Efectuou mais de uma dezena de gravaes discogrficas a solo, salientando-se as efectuadas em rgos histricos portugueses. Lecciona actualmente rgo na Escola Superior de Msica de Lisboa. actualmente director artstico do Festival de rgo da Madeira e das sries de concertos que se realizam nos seis rgos da Baslica do Palcio Nacional de Mafra (de cujo restauro foi consultor permanente) e no rgo histrico da Igreja de So Vicente de Fora, em Lisboa (instrumento cuja titularidade assumiu em 1997). Em 2017 foi agraciado com a Medalha de Honra do Municpio de Mafra.

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Miguel Jalto

Estudou Cravo, Msica Antiga e Prticas Histricas de Interpretao no Conservatrio Real da Haia (Pases Baixos) com Jacques Ogg. Frequentou masterclasses com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont, Ilton Wjuniski e Laurence Cummings. Estudou tambm rgo barroco e clavicrdio, e foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. Mestre em Msica pela Universidade de Aveiro e Doutorando em Cincias Musicais na Universidade Nova de Lisboa como Bolseiro da FCT. fundador e director artstico do Ludovice Ensemble, um dos mais activos e prestigiados grupos nacionais de Msica Antiga. membro da Orquestra Barroca Casa da Msica, msico convidado da Orquestra e Coro Gulbenkian, e colabora com grupos especializados internacionais tais como Oltremontano, La Galana, Vox Luminis, La Colombina, Red Herring e Capilla Flamenca, entre outros. Apresentou se em inmeros concertos em toda a Europa, Israel, China e Japo. Foi membro da Acadmie Baroque Europenne de Ambronay, da Academia MUSICA de Neerpelt e da orquestra barroca Divino Sospiro. Gravou para Rame/Outhere, Brilliant Classics, Dynamic, Harmonia Mundi, Glossa Music, Parati, Anima & Corpo Conditura e Veterum Musica, bem como para as rdios portuguesa, alem e checa, e os canais televisivos Mezzo, Arte e RTP. Dirigiu grandes obras do repertrio barroco como as Vsperas de Monteverdi, missas e cantatas de Bach, oratrias de Scarlatti, e peras de Lully, Charpentier e Bourgeois, em salas como a Fundao Gulbenkian e o CCB, e em festivais internacionais como Utrecht, Bruges e Anturpia.

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Pedro Rollin Rodrigues

Foi aluno do Instituto Gregoriano de Lisboa. Estudou Canto com Ana Leonor Pereira, Elsa Cortez e Armando Possante. licenciado em Direco Coral e Formao Musical pela Escola Superior de Msica de Lisboa, onde foi aluno de Vasco Pearce Azevedo e Paulo Loureno (Direco Coral) e de Maria Helena Pires de Matos (Direco e Modalidade Gregorianas). Frequenta actualmente a Licenciatura em Direco de Orquestra, na classe de Jean-Marc Burfin, na Academia Nacional Superior de Orquestra - Orquestra Metropolitana de Lisboa. Frequentou cursos de Direco Coral com os maestros Stephen Cocker, Peter Phillips, Owen Rees, entre outros. coralista do Coro Gulbenkian, do Ensemble Lusiovoce e do Coro Gregoriano de Lisboa. membro fundador e director artstico do Ensemble Studio Contrapuncti. Integrou o corpo docente do Conservatrio Metropolitano de Msica de Lisboa. director musical, maestro titular e professor de Coro da Schola Cantorum da Catedral de Santarm e membro do Coro Gulbenkian e do Coro Gregoriano de Lisboa.

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Schola Cantorum da Catedral de Santarm

Fundada em Agosto de 2012, pelo Pe. Joaquim Ganho, a Schola Cantorum da Catedral de Santarm (SCCS) uma escola de Msica Sacra destinada a rapazes e raparigas com idades compreendidas entre 6 e 18 anos. O seu currculo acadmico, centrado no ensino das disciplinas de Coro e de rgo, associado performance frequente dos alunos-coralistas na liturgia, faz da SCCS o nico coro-escola oficiamente associado a uma catedral em Portugal, protagonista na reactivao da prtica de msica litrgica de qualidade. A Schola Cantorum assume uma importante responsabilidade na liturgia da Catedral de Santarm. O currculo de ensino especializado, para alunos-coralistas dos 6 aos 18 anos de idade, est escalonado em graus de dificuldade progressiva, no Curso Geral; no obstante, podem ser admitidos SCCS, para formao curricular, pessoas de qualquer idade, em Curso Livre. Aos pequenos cantores, junta-se, no coro da Schola Cantorum, uma seco de cantores profissionais. A SCCS membro fundador da Federao Portuguesa de Pueri Cantores. A SCCS apoiada e patrocinada pela Cmara Municipal de Santarm.

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Srgio Silva

Mestre em Msica pela Universidade de vora, Srgio Silva comeou por estudar rgo no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientao de Joo Vaz na disciplina de rgo e de Antnio Esteireiro em acompanhamento e improvisao. Para alm dos seus estudos regulares, teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional, tais como, Jos Luis Gonzlez Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Willem Jansen, Michel Bouvard, Kristian Olesen e Hans-Ola Ericsson. Como concertista, apresenta-se regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestgio, tendo actuado em Portugal, Espanha, Itlia, Inglaterra, Frana, Alemanha e Macau. Enquanto investigador, tem realizado vrias transcries modernas de msica antiga portuguesa. Actualmente, desempenha as funes de docncia de rgo no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Msica Sacra de Lisboa, e organista titular da Baslica da Estrela e da Igreja de So Nicolau (Lisboa).

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Sofia Diniz

Diplomou-se em violoncelo em 1998 na Escola Superior de Msica de Lisboa. Como bolseira do Centro Nacional de Cultura e do programa Nuffic-Huygens do estado holands concluiu os diplomas de Bachelor of Music em violoncelo barroco com Rainer Zipperling na Musikhochschule em Colnia e de Master of Music no Departamento de Msica Antiga e Prticas Histricas de Interpretao do Conservatrio Real da Haia (Pases Baixos) e de Bruxelas (Blgica) em viola da gamba com Wieland Kuijken e Philippe Pierlot. Sofia trabalha com vrios grupos conceituados da msica antiga como Ricercar Consort, Il Fondamento, Collegium Vocale Gent, Hesprion XXI, The Spirit of Gambo, Ludovice Ensemble, Sete Lgrimas, e o Concerto Kln, entre outros. Apresentou-se em importantes festivais como o Bach Festival en Valle Mosane (Blgica), Folles Journe (Nantes) ou o Festival Oude Musik de Utrecht. Gravou a Missa Salisburgensis de Biber com Hesprion XXI sob direco de Jordi Savall; Schwanengesang de Schtz com o Collegium Vocale Gent e o Concerto Palatino, sob direco de Philippe Herreweghe;; obras de Forqueray e Couperin, com Rainer Zipperling; e os lbuns Terra, Vento e Pedra com os Sete Lgrimas. Em 2018 lanou o seu 1 lbum a solo, a 1 gravao mundial completa do Premier Livre de Pices de Violle de Jacques Morel para a editora alem Conditura Records, e que tem sido muito bem recebido pela crtica especializada em Frana, Espanha e Pases Baixos.