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Colees de Arte Russa em Portugal

 

Sob o Manto de N Senhora

 


MUSEU DE SO ROQUE, 21 SETEMBRO A 24 NOVEMBRO 2019

 

Nos museus portugueses encontram-se vrios exemplares de arte russa, de raiz bizantina, sendo os principais ncleos o legado de Ana Maria Pereira da Gama, doado ao Museu Nacional Gro Vasco (Viseu), que integra cerca de duas centenas de peas, e o legado de Pedro Vieira da Fonseca, doado ao Museu Condes de Castro Guimares (Cascais), que consta de dezassete cones.

A exposio Sob o Manto de Nossa Senhora Colees de Arte Russa em Portugal, no Museu de So Roque, em Lisboa, rene mais de meia centena de cones russos de temtica mariana, dos dois maiores legados de arte russa em Portugal.

A mostra rene deslumbrantes peas de arte russa, com inigualvel riqueza visual, representativas de uma intensa venerao de um povo que cr que o Manto de Nossa Senhora o protege, mesmo em pocas dramticas. Ao Cristianismo associou-se a teologia do cone, oriunda de Bizncio, cidade da Antiga Grcia.

O calendrio da igreja ortodoxa russa homenageia cerca de 260 imagens milagrosas de Nossa Senhora, existindo naquele pas cerca de 860 diferentes iconografias marianas.

Sob o Manto de Nossa Senhora Colees de Arte Russa em Portugal resulta de uma parceria, entre a Fundao D. Lus I e a Santa Casa da Misericrdia de Lisboa (Museu de So Roque), proposta pelo Centro de Arte e Cultura Russa e com o apoio da Cmara Municipal de Cascais (Museu Condes de Castro Guimares) e da Direo Geral do Patrimnio Cultural (Museu Nacional Gro Vasco).

 

 

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cones Russos no Museu de So Roque

 

A exposio Sob o Manto de Nossa Senhora Colees de Arte Russa em Portugal reflete a devoo e a f de um povo que escolheu a arte dos cones para dar a conhecer a importncia que atribui religio na sua vida quotidiana.

A divulgao dos cones russos tem vindo a ser uma aposta da Cmara Municipal de Cascais e da Fundao D. Lus I desde h uns anos. Alm do Legado do Dr. Pedro Vieira da Fonseca, instalado no Museu Conde de Castro Guimares, ao dispor dos visitantes deste espao, em 2016, em colaborao com o Museu Nacional Gro Vasco, foram apresentados no Centro Cultural de Cascais vrios cones russos raramente vistos pelo pblico, pertencentes s reservas deste museu de Viseu (Legado Pereira da Gama).

 

No ano seguinte, foi criado o Centro de Arte e Cultura Russa, sob coordenao da Dra. Irina Marcelo Curto, com o objetivo de desenvolver o estudo, a conservao e a divulgao da arte e cultura russa em museus e colees particulares em Portugal, no qual ganha relevncia o trabalho de peritagem tcnica e consultadoria sobre peas de iconografia russa, assim como o intercmbio entre museus, universidades e outras entidades culturais portuguesas, russas e de vrios outros pases. Da f e da arte nasceram, deste modo, sinergias entre dois povos que ocupam extremos oriental e ocidental da Europa.

a primeira vez que a Cmara Municipal de Cascais e a Fundao D. Lus I colaboram com a Santa Casa da Misericrdia de Lisboa em termos de uma atividade artstico-cultural com esta envergadura, esperando eu que isso venha a ser o incio de uma parceria cada vez mais proveitosa.

No poderia terminar sem um profundo agradecimento ao Embaixador Lus Filipe Castro Mendes, antigo Ministro da Cultura, Doutora Graa Fonseca, atual Ministra da Cultura, e Dra. Odete Paiva, diretora do Museu Nacional Gro Vasco, bem como, naturalmente, ao Dr. Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, Dra. Margarida Montenegro, Diretora de Cultura da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, e Dra. Terena Morna, Diretora do Museu de So Roque.
para a Cmara Municipal de Cascais e para a Fundao D. Lus I um enorme orgulho e honra poderem integrar a organizao desta exposio de obras mpares de grandes pintores iconogrficos no Museu de So Roque, em Lisboa.

 

Carlos Carreiras
Presidente da Cmara Municipal de Cascais

 

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Sob o Manto de Nossa Senhora
Colees de Arte Russa em Portugal

 

A exposio Sob o manto de Nossa Senhora. Colees de arte russa em Portugal que resulta de parceria entre a Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, a Fundao D. Luis I e o Centro de Arte e Cultura Russa tem como base duas doaes privadas feitas a museus pblicos: a de Ana Maria Pereira da Gama ao Museu Nacional Gro Vasco, em Viseu e a de Pedro Vieira da Fonseca ao Museu Municipal dos Condes de Castro Guimares, em Cascais.

A doao talvez a forma mais importante de enriquecimento ou mesmo de criao de um museu. Ao longo de uma vida, um colecionador rene criteriosamente um conjunto de peas que, dispostas numa coleo organizada, assume, por vezes, uma importncia tal que no se pode sujeitar natural efemeridade da vida do colecionador que a criou. Surgem assim as doaes aos museus ou a criao de museus com a tarefa precisa de conservar e divulgar colees pr-existentes. O museu assume-se deste modo, como a instituio que assegura a perpetuidade da coleo que, de outra forma, iria dispersar-se, com prejuzo para a comunidade, como tantas vezes aconteceu. Em Portugal, sem falar de casos paradigmticos no Reino Unido ou nos Estados Unidos da Amrica, temos tambm, exemplos de importantes colees privadas que geraram museus de fruio pblica Calouste Gulbenkian, Ricardo Espirito Santo Silva, Antnio Medeiros e Almeida, Anastcio Gonalves instituies com vida e personalidade prprias, que assumem um importante papel social, educativo, cultural e econmico ao ponto de no ser hoje aceitvel a sua disperso, mesmo que a sua sustentao econmica, por vezes, vacile.

Para alm do caso do esplio da Igreja e Casa Professa de So Roque, que deu origem ao atual Museu de So Roque, sistematicamente enriquecido pelo contributo de diversos benemritos Santa Casa da Misericrdia de Lisboa tem, na sua histria, dois importantes contributos para a preservao e acessibilidade de duas colees privadas cuja disperso seria prejudicial para a cultura nacional. O primeiro a entrada na administrao da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva, provavelmente o mais importante museu de artes decorativas nacional, com peas de inegvel valor e que foi, durante dcadas, fundamental para o restauro, conhecimento e formao das tcnicas tradicionais ligadas arte. O segundo a Coleo Francisco Capelo, que dar origem Casa sia, que se tornar num centro de cultura aberta a todos onde o dilogo intercultural ir concretizar-se.

Esta partilha de culturas e entendimentos mtuos, essencial num mundo globalizado, tem sido um pilar fundamental na escolha dos temas da Galeria de Exposies Temporrias do Museu de So Roque. A exposio "Sob o manto de Nossa Senhora" no ser exceo. Dedicada s vrias imagens icnicas da Virgem Maria, que no calendrio da Igreja Ortodoxa Russa integra cerca de 260 imagens, mas que ascende a 860 diferentes iconografias marianas, aborda a mais importante devoo do povo russo Santa Maria cujo manto continua a proteg-lo. A venerao destas imagens marianas conduz-nos a sucessivas pginas dramticas da Histria russa, lembradas em crnicas, novelas histricas, narraes, e em servios litrgicos especiais que glorificam os cones de Nossa Senhora. A exposio que agora se apresenta pois uma ponte entre as duas extremidades da Europa, ligadas por comerciantes ainda no reinado de D. Joo V, e com representao diplomtica h precisamente 240 anos.

 

Edmundo Martinho
Provedor da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa

 

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Coleo de cones Russos

do Museu Nacional Gro Vasco

 

O cone parte integrante da cultura da Europa, com uma forte expresso durante a Idade Mdia, perdurou muito para alm dela. Neste vasto territrio e ampla cronologia surgem diferenas que permitem estabelecer caractersticas distintivas entre a produo desenvolvida. As especificidades na linguagem visual so as mais evidentes, mas nem s estas permitem diferenciar a tradio da Europa Ocidental, da tradio eslava, na qual a Russa se integra.

O Museu Nacional Gro Vasco recebeu, em 2012, uma importante coleo de cones e objetos religiosos da tradio crist ortodoxa eslava, como parte integrante do Legado de Ana-Maria Pereira da Gama. Esta circunstncia transformou o Museu Nacional Gro Vasco numa referncia para este tipo de arte, possuindo o conjunto mais vasto e expressivo existente em museus portugueses. Esta situao criou tambm um novo campo de investigao que se tem revelado atrativo e levado a um maior conhecimento sobre a coleo.

O Legado Pereira da Gama, como tem vindo a ser designado, no que se refere aos cones e ao conjunto de objetos de uso ritual ou devocional, foi estruturado de acordo com as seguintes tipologias:
- Prefiguraes referncias profticas que antecederam a Encarnao de Deus, das quais se destaca a representao da Santssima Trindade;
- Theotokos - Me de Deus variantes da Virgem com o Menino;
- Revelao de Cristo trs tipos de representaes: Emanuel "Deus Connosco"; Santa Face impressa no "Mandylion" e "Pantocrator";
- cones de Santos tipologias de entidades veneradas pela Igreja: anjos e arcanjos, patriarcas, mrtires, telogos, bispos, monarcas, ascetas e monges;
- Menolgios e calendrios festivos reportam celebraes cannicas e litrgicas narradas nos Evangelhos e textos apcrifos, referentes vida de Cristo, da Virgem ou dos Santos;
- Cruzes de abenoar e engolpions elementos distintivos da dignidade eclesistica que assumem tambm significado como objetos protetores.

Com a exposio que agora se apresenta "Sob o manto de Nossa Senhora Colees de arte russa em Portugal" pretende-se contribuir para uma melhor compreenso da arte religiosa russa e estabelecer uma relao com a da Europa ocidental. Esta exposio surge do interesse manifestado pelo Centro de Arte e Cultura Russa em estudar a coleo do Museu Nacional Gro Vasco e da vontade em apresentar uma reflexo sobre um patrimnio comum, que se mostra enriquecido pelos resultados da investigao desenvolvida pela Dra. Irina Marcelo Curto, pelo Professor Vitor Serro e pelo Dr. Srgio Gorjo.

Esta exposio reflete tambm a importncia da cooperao institucional, na realizao de projetos culturais, demonstrada pelo especial envolvimento da Fundao D. Lus I, do Centro de Arte e Cultura Russa e do Museu de S. Roque, assim como o apoio da Fundao Millennium BCP e da DGPC/Museu Nacional Gro Vasco para o estudo e conservao das peas e para o cumprimento da vontade da doadora, disponibilizando-as ao pblico.

 

Odete Paiva
Diretora do Museu Nacional de Gro Vasco

 

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Histria, Morfologia e Sentido Espiritual
dos cones Eslavo-Bizantinos

 

O Museu de So Roque em boa hora acolhe uma exposio dedicada aos cones russos que, em Portugal, ainda dispe de pouca evidncia, investigao, publicao e exposio.
"Sob o Manto de Nossa Senhora Colees de Arte Russa em Portugal" um ttulo sugestivo que nos remete para mltiplas dimenses culturais, artsticas e devocionais.
O manto azul por regra, representa a imensido do espao sob o qual todos os seres se podem acolher, manto este que tem tanto de vasto e infinito, como de nfimo e ntimo. O "manto" uma espcie de instrumento, um meio hbil, que se torna eficiente e "protetor" pela compaixo e misericrdia da Virgem Maria, simultaneamente me de Jesus e, como tal, me de Deus e dos Homens. Este "manto" torna-se assim, equivalente ao refgio casa, defesa, cidadela inexpugnvel, o mais ntimo recolhimento, o "habitar" feito proteo, mas, nos tempos que correm, podemos tambm consider-lo como o meio ambiente em que nos movemos.
"Nossa Senhora" surge nos cones, como a me matricial a quem todos se socorrem, uma intercessora junto de seu filho / Deus, marcada por um forte sentimento de esperana que permeia mltiplas geraes e ambientes culturais at aos nossos dias.
Mesmo para quem no devoto, a marca cultural e artstica referente Virgem Maria  recorrente e no deixa de ser, em grande medida, um dos traos da cultura dita "ocidental", independentemente das mltiplas tradies religiosas que se formaram a partir do lastro do cristianismo.
Esta imagem da Me de Deus e do seu manto protetor, passa arte como uma representao de uma "realidade" sensvel e emocional, simultaneamente manifestaes imanentes, como objetos artsticos, palpveis e finitos, e tambm transcendentes, por expressarem uma natureza sagrada que est para alm de um espao e de um tempo 
especfico.
Os cones so, em si mesmos, uma imagem, um reflexo, um espelho de uma realidade metafsica, com um efeito mental de verosimilhana que define internamente a compreenso de um smbolo ou de uma alegoria, mas externamente sujeita a padres estticos que, no caso da arte religiosa de origem bizantina, se assumem com uma forte identidade.
H dois mil anos, Bizncio era uma das cidades mais importantes do mundo. Localizada estrategicamente entre a Europa e a sia, dominava o Mar de Mrmara, o Bsforo e grande parte das rotas culturais e comerciais entre o Oriente e o Ocidente.
Esta cidade foi ponto de contacto de vrios povos: gregos, romanos, egpcios, persas, chineses, mongis, indianos, eslavos, vikings e africanos, e tambm judeus, cristos e islamitas... Independentemente dos poderes dominantes, foi, seguramente, uma das metrpoles mais cosmopolitas de sempre, herdando muito das tradies pr-clssicas, clssicas e dos "exotismos" de culturas distantes.
neste caldo cultural, o Mundo escala de uma cidade, que se instala o Cristianismo primitivo, uma religio minoritria, perifrica, mas dotada de uma mensagem poderosa e arrebatadora.(...)

 

Srgio Gorjo
Historiador de Arte. DGPC/Palcio Nacional de Mafra

Excerto do texto do catlogo da exposio SOB O MANTO DE NOSSA SENHORA - Colees de Arte Russa em Portugal

 

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