Início Outros Percursos SOHEI YAMAMOTO

» Sala do Piso 2

SOHEI YAMAMOTO - Portugal: Poesias sem números

28 de junho a 1 de setembro

A vida quotidiana como forma de riqueza
Ao pintar este país, apercebi-me que a humanidade permanecia intocada.

Recordo-me que o meu primeiro contacto com Portugal ocorreu pouco depois de ter entrado para a escola primária. O meu pai tinha a paixão da fotografia e, por isso, possuía muitas revistas da especialidade. Portugal foi o tema de capa de uma dessas revistas. Embora não me lembre exactamente daquilo que as fotografias dessa edição retratavam, transmitiram-me a sensação, até hoje indelével, da serenidade do povo português.

Uma das características da minha pintura – que reflete a preferência em expressar-me com subtileza, de forma não impositiva – talvez advenha da influência dessas fotografias que vi em criança. Essa experiência precoce não será alheia ao facto de, quando visitei Portugal pela primeira vez, ter sentido que pintaria este país para o resto da minha vida. Um país impregnado de tanta beleza poética que me pareceu possível pintá-lo tal como é. O aspeto e a expressão das pessoas, o seu modo de vida, tudo se encaixava na profusão silenciosa do que eu imaginara, ao ponto de ter concebido uma exposição individual centrada na riqueza da vida de um único bairro. A minha perseverança como pintor depende dos aspetos de uma cena que escolho incluir ou não numa obra. Enquanto permanecer próximo de Portugal, a minha temática não terá lacunas.

Para a presente exposição, reuni 25 obras, na sua maioria focadas em Portugal. A riqueza que apreendo transparece em cada uma delas. Penso que as pessoas constroem o mundo em seu redor através da escolha do que deve ser substituído ou mantido, aplicando a sabedoria e engenho de que dispõem. É por este motivo que gosto de pintar cenas com pessoas, e sinto-me grato pela oportunidade de expor as minhas obras com este tema. No que respeita a Portugal, aspiro a observar de perto o que o país oferece. Inversamente, prefiro olhar o Japão a uma certa distância.

500 sy13
"Quando for grande, quero ser..." | Óleo sobre tela, 45,5x37,9 cm

Os meus sonhos de infância... O primeiro trabalho com que sonhava em criança era ser distribuidor de jornais. Conduzindo velozmente a sua mota, eles metem-nos, todas as manhãs e fins de tarde, nas caixas de correio. Representei os movimentos rápidos e precisos destes condutores como se de uma forma de arte magistral se tratasse. Mais tarde, quis ser maquinista de comboio, como mostro nesta pintura. Posteriormente, ao ver os desenhos que o meu pai fazia do seus adorados automóvel e bicicleta, comecei a sonhar em tornar-me pintor. Ainda hoje, quando vejo crianças que gostam de comboios, recordo-me dos tempos da meninice e dos meus sonhos para o futuro.

755 sy25
 Notícias de outono | Óleo sobre tela, 45.5x53 cm

SOHEI YAMAMOTO
Nasceu a 13 de julho de 1980 em Tóquio e cresceu em Fujieda, na prefeitura de Shizuoka. Licenciado pela Academy of Art University de São Francisco (EUA) em 2006.

Publicações: Yamamoto Sohei: O mundo é feito de estórias (Editora Kyuryudo Art Publishing Co. Ltd.), 2012

Exposições: 2019 Galeria do Tobu Ikebukuro, Tóquio  2018 Galeria do Tokyu Tama Plaza, Yokohama Galeria do Isetan, Shizuoka Galeria de Isetan Urawa, Saitama Exposição de Caridade em Nagasu, Kumamoto Exposição de Caridade em Nichinan, Miyazaki Exposição de Caridade em Hyuga, Miyazaki Exposição de Caridade em Kagoshima Art Gallery 884, Ochanomizu, Tóquio  2017 Galeria do Isetan Fuchu, Tóquio Exposição de Caridade em Saito, Miayzakai Galeria do Isetan Matsudo, Chiba Galeria do Tokyu Tama Plaza, Yokohama Exposição de Caridade em Hioki, Kagoshima Galeria do Isetan Urawa, Saitama Art Kageyama gallery em Fujieda, Shizuoka Art Gallery 884: Ochanomizu, Tóquio 2016 Exposição de Caridade em Kochi Galeria do Hamaoka Course & Hotel de Shizuoka Golf Country Club em Hamaoka Galeria Ogata em Fukuoka Galeria do Tokyu Tama Plaza, Yokohama Art Gallery 884: Ochanomizu em Tóquio Câmara Municipal de Fujieda, em Shizuoka  2015 Galeria do Banco de Shizuoka Shinkin, Shizuoka Galeria do Hamaoka Course & Hotel de Shizuoka Golf Country Club em Hamaoka Galeria do Tokyu Tama Plaza, Yokohama  2014 Verkehr Shimizu Port Terminal Museum em Shimizu, Shizuoka Galeria Ogata em Fukuoka "Espaços 2014" na Galeria do Hillside Terrace em Daikanyama, Tóquio, na ocasião da comemoração do Dia Nacional de Portugal Galeria do Hamaoka Course & Hotel de Shizuoka Golf Country Club em Hamaoka

<<  Outubro 2019  >>