ANTÓNIO LOPES

ANTÓNIO LOPES  Exposição Time Out of Time

DSC04730 750x421

Time, out of time

A representação do tempo é algo que nos transporta para um momento diferente daquele em que estamos, momento que quando o "aprisionamos" fotograficamente já é passado. Nela se sente um silêncio decorrente do desejo de parar o tempo. O caminho mais fácil é o óbvio, pelo recurso à presença de marcas evidentes e simbólicas

montijo2015-750

– um calendário, um relógio, a roupa de uma época. A opção mais sentida é aquela que nos transporta para um outro momento sem que essas marcas sejam evidentes. Pode ser uma fábrica abandonada, pode ser um equipamento que nos apresente o peso da sua idade, pode ser um relógio sem ponteiros, ou pode ser algo que na paisagem só foi assim num dado momento, num período específico do tempo. Por isso o tempo é uma opção discursiva do texto fotográfico. Em Time, out of time não se procurou ocultar o tempo, antes pelo contrário. Não se buscou a atemporalidade nem a intemporalidade, mas antes sublinhar o momento, como de um tempo simbólico se tratasse, ainda que suportado pelo seu lado físico, onde a materialidade dos espaços ajuda a sublinhar o tempo, onde a espessura desse tempo nos conduz a um distanciamento temporal, mesmo que seja fruto de um preconceito cultural e visual.

DSC04708 750x422

Por todas as imagens perpassa um sentimento de solidão e de interrogação do mais íntimo de quem observa cada um daqueles momentos, como se fossem cenários de um acontecimento marcado pela ausência do humano. Por isso cada imagem retrata um momento "fora do tempo", um tempo transportado para outro tempo, potenciador da dúvida. Ao mesmo tempo assistimos ao potenciar de um choque originado por um olhar que pretende afastar-se do formalismo da composição, com a distribuição espacial dos elementos que constituem a cena, onde o peso visual que se situa no centro do espaço fotográfico. Por isso, estas imagens são para serem vistas e sentidas e silêncio, quase como se apenas ouvíssemos o vento ou a ausência de quaisquer ruídos.

As imagens pretendem constituir uma prova de que é possível aprisionar o tempo passado e traze-lo para o tempo atual, causando a hesitação de quem observa o momento sobre o papel fotográfico. É também um momento de reflexão estética sobre o tempo e igualmente sobre o conceito de instante decisivo, de que Cartier Bresson falava, e de como ele não se resume a momentos de ação, mas também se aplica à natureza, cujas formas não se repetem, ou a um edifício, cujo momento decisivo da luz é irrepetível ou, recorrendo a Roland Barthes, de como a fotografia reproduz mecanicamente o que aconteceu uma vez e que nunca mais poderá repetir-se existencialmente.

Quando o tempo e o espaço se tornam ambíguos surge a interrogação sobre se o nosso tempo é o momento que estamos a viver ou aquele que visualizamos e de como situamos aquele espaço no tempo. É como se cada espaço valha como objeto artístico e não pelas suas funções arquitetónicas ou produtivas. A harmonia estética surge da dúvida e da hesitação com que o tempo e o espaço são tratados, como se cada um se autonomizasse das suas funções primordiais e aparecesse num tempo fora do seu tempo.

DSC04719 750x422

ANTÓNIO LOPES Natural de Lisboa, onde nasceu em 1959, é o actual da presidente da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica. Tem formação em fotografia de estúdio, fotografia de autor e fotografia comercial. Possui Licenciatura e Mestrado em História Contemporânea. Fotógrafo profissional desde 1992, é também professor de Fotografia e História de Arte, curador de exposições, crítico de Arte e conferencista nas áreas da História e da Arte Fotográfica, sendo ainda autor de diversos textos em revistas especializadas focando a mesma temática. Tem colaborado com a Câmara Municipal de Cascais na cobertura das diversas iniciativas lúdicas que têm conhecido nos últimos tempos particular dinamização por parte da Autarquia.

WebConvite ANTÓNIO LOPES 750x422

<<  Junho 2019  >>