Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
CATARINA ALELUIA

750 CATARINA ALELUIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[capela]
CATARINA ALELUIA

Exposição O Lugar do Mosaico


Inaugura a 23 de Setembro termina a 6 de Novembro de 2016

 

15 750x563

 

O Lugar do Mosaico surge enquanto recolha de acontecimentos, ações coletivas e diversas resoluções plásticas no âmbito das artes visuais e de intervenção.
O trabalho artístico propõe a reflexão e investigação teórico-prática, no âmbito da arte contemporânea, sobre a ideia de arte de intervenção no lugar público.
A construção das peças em mosaico propõem dois planos de ação: apelam ao princípio do «objeto-pintura» instalado num lugar público, e propõem um diálogo imediato e multidisciplinar com o espectador. Este «corpo-objeto» (que nasce da mistura da pintura, mosaico e escultura) questiona a problemática do espaço, a forma como o complementa e o que acrescenta à sua fruição espacial, coletiva, individual e/ou social. Recolhendo algumas sugestões de propostas de leituras enquanto «observador espectador» e «observador passeante», a vertente técnica recupera o mosaico pela sua identidade inerente que se relaciona a este estímulo visual (e sensorial), sendo ele visto como uma tecnologia com história e que ressurge como valorização não só técnica, como forte potencial plástico à interação com o observador.
Lugar, orgânico, rizoma, site specific, instalação, são as palavras-chave que alimentam o forte interesse pessoal e artístico, sobre a valorização do mosaico enquanto expressão contemporânea.
Outro principal interesse visa recuperar memórias identitárias através de referentes visuais, que remetam a uma cultura ou tradição portuguesa nomeadamente o azulejo e desenhos de rizomas, enquanto pragas e micro cosmos (des)organizados. Explora-se e recupera-se a prática do mosaico, além dos limites ditos tradicionais, em prol de um caminho contemporâneo e de releitura de espaços.

CatarinAleluia
Novembro' 2015

 Catarina Aleluia 500x495

 

Natural de Lisboa (1985), vive e trabalha no concelho de Cascais. Licenciada em Artes Plásticas / Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, prosseguiu a formação académica com o mestrado na mesma área e pela mesma Faculdade, mas agora na vertente Arte Pública. Tem desenvolvido o seu percurso artístico desde 2005, participando em exposições de Artes Plásticas em Portugal e Espanha. O percurso artístico desenvolve-se em torno de três grandes disciplinas: pintura, mosaico e desenho. O interesse principal visa recuperar memórias identitárias através de referentes visuais que remetam para uma cultura ou tradição portuguesa nomeadamente o azulejo ou desenhos de rizomas enquanto pragas e microcosmos (des) organizados. Actualmente o seu trabalho centra-se na recuperação e exploração da prática do mosaico, fora dos limites tradicionais, procurando um caminho contemporâneo e de releitura de espaços. O que dá azo a que surjam peças experimentais que vivem entre o bidimensional e o tridimensional, entre a pintura e o objecto. A artista em questão, conquanto apresente já um currículo invejável, enquadra-se no que a FDLI estipula ser um talento emergente com especial vocação para o trabalho de criação a par de uma ininterrupta e qualificada valorização profissional.

 

 

 

 

 

 

Agenda

<<  Agosto 2019  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
262728293031