Início Outros Percursos CONVERSAS DA REPÚBLICA - JUSTIÇA

Conversas da República JUSTIÇA 707x1000

MARIA DE JESUS SERRA LOPES

Inquietante e irrequieta nas reformas que encetou na Ordem dos Advogados; activista empenhada e militante em momentos particulares da nossa História recente; firme e lúcida em todas as suas intervenções cívicas e públicas; terna, dedicada e apaixonada no que à família diz respeito – assim é Maria de Jesus Serra Lopes, cascalense de adopção, mulher de solidariedades, causas e profundo sentido de justiça.

Maria de Jesus Serra Lopes, advogada, bastonária da Ordem dos Advogados entre 1990 e 1992, conselheira de Estado durante cinco anos, é hoje uma referência entre os seus pares e alguém que abraçou, com generosidade e vontade, as causas em que acreditou e pelas quais lutou.

Alguém escreveu um dia: "Nela, o sentido sagrado da Justiça é o valor supremo da Verdade em que acredita e que defendeu toda a vida".

De Maria de Jesus Serra Lopes espera-se sempre a sua voz serena, ponderada, mas também a inquebrantável e férrea de vontade de, usando as suas próprias palavras, "interferir na vida" e, dizemos nós, o seu jeito especial e único de saber ouvir e respeitar quem dela possa por vezes discordar.

Como escreveu um dia, através de Ricardo Reis, Fernando Pessoa:

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"

Mais do que ao seu vasto e ímpar currículo, ao que aqui se rende tributo é a uma vida. Uma vida de sabedoria, de convicções firmes, de solidariedades e afectos. No fundo, uma vida que é um exemplo...

1FullSizeRender 750x488

Nasceu em Lisboa em 1933. Casada com António Serra Lopes, tem dois filhos.
Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1957). Concluiu o Curso de Direito Comparado na Faculdade Internacional de Direito Comparado, em Estrasburgo (1967). Leccionou Direito das Obrigações, Introdução ao Direito e Contratos na Faculdade de Direito da Universidade Livre. Bastonária da Ordem dos Advogados (1990-1992). Conselheira de Estado (1996-2005). Membro da European Commission for Democracy Through Law, do Conselho da Europa (1995-2003).Inscrita na Ordem dos Advogados Portuguesa (desde 1959) e na Ordem dos Advogados do Brasil (desde 1975). Membro, entre várias outras organizações, da International Bar Association (IBA), do Centro de Arbitragem da Associação Comercial de Lisboa. Vice-Presidente Nacional da Union Internationalle des Avocats (UIA). Bastonária da Ordem dos Advogados (1990-92) e Conselheira de Estado (1996-2005).

Clique nas imagens para mais informações das Conversas anteriores

Conversas da República SAÚDE 707x1000 247x350  Conversas da República CULTURA 247x350  Conversas da República TELEVISÃO 247x350
Conversas da República DESENVOLVIMENTO 247x350  Conversas da República soc 247x350  Conversas da República MUNICIPALISMO 247x350
Conversas da República AMBIENTE 248x350  Conversas da República EDUCAÇÃO 247x350