Início Outros Percursos CONVERSAS DA REPÚBLICA SAÚDE

Conversas da República corrigido SAÚDE 1000

PROJECÇÃO maria de sousa 750x422

M A R I A   D E   S O U S A :   U M A   C I E N T I S T A     I L U S T R E

Maria de Sousa, Professora Catedrática de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, proferiu a sua última aula às 10 horas do dia 16 de Outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, no âmbito do programa de três dias que assinalou a jubilação da Investigadora portuguesa de enorme prestígio internacional.
Maria de Sousa formou-se em Medicina pela Faculdade de Lisboa. E doutorou-se em Imunologia na Universidade de Glasgow. Foi Professora Associada na Escola de Estudos Pós-Graduados de Cornell Medical College, em Nova Iorque e, simultaneamente, Membro Associado e Directora do Laboratório de Ecologia Celular no Instituto Sloan Kettering, de Investigação em Cancro, também em Nova Iorque.
Maria de Sousa é reconhecida no meio científico internacional desde 1966, ano em que publicou importantes artigos científicos que refletiam os extraordinários resultados da investigação que realizou no Imperial Cancer Research Fund, em Londres. Neste ano de 2016, celebrara-se o cinquentenário da sua primeira descoberta, hoje conhecida universalmente por Area T e que, 50 anos depois, continua a estar na base da investigação desenvolvida em todo o mundo na área do cancro.
Para além de vários artigos científicos fundamentais para a definição da estrutura funcional dos órgãos que constituem o sistema imunológico, a Prof. Maria de Sousa descobriu, em 1971, um fenómeno a que deu o nome de ecotaxis; um termo que designa a capacidade que células de diferentes origens têm de migrarem e se organizarem em áreas bem delineadas dos órgãos linfoides periféricos.
Foi esta linha de investigação que, em 1978, trouxe Maria de Sousa de volta a Portugal, em 1978, para o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, na Cidade do Porto, iniciando nesse mesmo ano o Mestrado em Imunologia. Constituiu uma equipa de investigação no campo da hemocromatose, repartida por três instituições da Universidade do Porto: o Instituto de Ciências Biomédicas, o Hospital de Santo António e o novo Instituto de Biologia Celular e Molecular.
Em 2009, ano em que Maria de Sousa se jubilou, Cascais prestou-lhe homenagem e celebrou a singular dimensão da Cientista cujo trabalho continua a ter uma importância fulcral nas investigações que, em todo o mundo, se fazem em busca de caminhos que proporcionem o tratamento do cancro.
Investigadora com grande prestígio internacional devido à importância das suas pesquisas para a definição da estrutura funcional dos órgãos que constituem o sistema imunológico, Maria de Sousa exerce uma intensa atividade científica há mais de 50 anos.

Além de ser uma mulher de ciência, Maria de Sousa é igualmente uma cidadã comprometida com a vida cultural e social do país. Ao longo da sua carreira, já com mais de 50 anos, Maria de Sousa reuniu um valiosíssimo arquivo pessoal, meticulosamente produzido na sua atividade de investigadora e de professora catedrática, que constitui uma fonte inesgotável para a história da ciência e da tecnologia.
São mais de 60.000 documentos, sendo a maior parte composta por originais da autora, mas também de outros cientistas, correspondência, recortes de jornais e revistas, lamelas de vidro usadas nos microscópios.
Um verdadeiro tesouro científico que Maria de Sousa doou, na íntegra, à Câmara Municipal de Cascais e que, em conjunto com os espólios do Instituto Ricardo Jorge, Reynaldo dos Santos e Bartolomeu Cid dos Santos, constituirá o ponto de partida de um centro de investigação dedicado às relações entre Ciência, Cultura e Arte sedeado na Casa Reynaldo dos Santos e Irene Virote Quilhó dos Santos, na Parede.

Informações: Gabinete de Comunicação do Bairro dos Museus – 214 815 911 / 912  -  Fundação D. Luís I – 214 815 660 / 665

<<  Dezembro 2019  >>