Início Outros Percursos DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS

REVOLUCOES LIBERAIS

P A R A   U M A   C U L T U R A   D E   H U M A N I D A D E

Ciclo de Palestras - Debate

Desde Maio do ano passado que a Fundação D. Luís I tem vindo a organizar e apresentar, no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, um ciclo de Palestras-Debate centrado no modo como se foi construindo e vivenciando ao longo dos séculos, no espaço europeu, uma ideia de Indivíduo, tendo em particular destaque os momentos de profundas alterações sociais e políticas.

A individualização do humano no seio da comunidade, nomeadamente nos momentos de grandes convulsões bélicas, foi um dos eixos centrais desta nossa aproximação a um passado histórico que construiu o nosso presente e marca o nosso futuro.

Começámos pela Magna Carta, passando depois pelo Renascimento, o Absolutismo, o Iluminismo além de, evidentemente, pelas duas Grandes Guerras Mundiais.

A última destas Conferências Debate realiza-se no próximo dia 9 de Janeiro, sábado, às 17h00 e terá lugar, como habitualmente, no Espaço Memória dos Exílios, no emblemático edifício dos Correios do Estoril, da autoria do Arquitecto Adelino Nunes, inaugurado em 1942.

AS REVOLUÇÕES LIBERAIS 2 707x1000

D A S   R E V O L U Ç Õ E S   L I B E R A I S

Espaço Memória dos Exílios | 9 de Janeiro de 2016, às 17h00

Esta última sessão, intitulada DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS, conta com a participação dos Professores Doutores António Ventura e Fernando Catroga. A apresentação e moderação é, como habitualmente, da Professora Doutora Ana Paula Menino, que concebeu, organizou e coordenou este valioso ciclo de Palestras/Debate.

revolution-1848-lamartine-small 715x357

O balanço que dele fazemos é francamente positivo, traduzindo-se num êxito que, na sua parte maior e mais expressiva, ficamos a dever a todos quantos nos ajudaram a concretizar mais esta iniciativa que se integrou na programação do Bairro dos Museus: Ana Paula Menino, Ana Leal de Faria, Carlos Matos Gomes, António José Telo, Luísa Leal de Faria, Mário Avelar, Vítor Serrão e Pedro Cardim.

revoluo-liberal-portuguesa-de1820-18-728

D A    R E P Ú B L I C A

11919 b 715x536

Mas se um ciclo acaba, outro está já pronto a começar. Terá início em Fevereiro, nos dias 11 e 25, continuando a realizar-se a partir daí, quinzenalmente, até ao final de Junho. Sempre às Quintas-feiras e abordando questões como a Saúde, Cultura, Políticas Sociais, Europa, Justiça e tantos outros temas de extrema relevância e oportunidade sobre os quais é imprescindível reflectir.

<<  Dezembro 2019  >>