
Conferência Internacional Gestão de Orquestras no séc. XXI | Cascais 2017
15-18 Junho | Centro Cultural de Cascais
A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras em parceria com a Fundação D. Luís I vai organizar uma conferência internacional com o objetivo de discutir os problemas que as orquestras e outras instituições na área de música erudita enfrentam no início do sec. XXI e os caminhos para a sua resolução.
Vão ser discutidas questões relacionadas com a captação de mais financiamento público e privado, formas e caminhos para o aumento do público de todas as idades, o papel das instituições na educação, a utilização das novas tecnologias na divulgação da música erudita e as características específicas na gestão de uma instituição desta natureza.
Estão convidados especialistas de várias áreas e países como Christopher Widauer da Ópera de Viena, Géza Kovács da Associação das orquestras húngaras e Presidente da PEARLE – Liga Europeia das Associações dos Empregadores de Artes Preformativas, Mark Pemberton da Associação das orquestras britânicas, Elena Dubinets - Vice-President da Orquestra Sinfónica de Seattle, Estados Unidos, Momchil Georgiev membro da Direção da Rádio Nacional Búlgara.
Christopher Widauer
Vienna State Opera
Tema de apresentação
Opera 4.0 – Etapas Digitais para Ópera e Concerto. Desenvolvimento, oportunidades, riscos, potencial da Internet para locais culturais.
Biografia Nasceu em Salzburgo em 1961. Depois de 4 anos como professor assistente na Universidade de Salzburg, mudou-se para a gestão musical, trabalhando na Alemanha e na Áustria. Como diretor de um festival de música internacional, desenvolveu um software de emissão de bilhetes que agora é utilizado em locais de prestígio no mundo da língua alemã. Depois de ter feito uma turné internacional com a sua companhia de teatro privado de Viena, juntou-se ao Comissariado da Cidade para Assuntos Culturais em 2010 como Chefe do Departamento de Artes Cénicas e desenvolveu uma Estratégia de Conteúdo Cultural Digital com base em pesquisas de escala global, em estreita colaboração com a BCG. Em março de 2013 foi contratado por Dominique Meyer, Diretor Geral da Ópera Estatal de Viena, para desenvolver e implementar um impulso de digitalização. Até outubro de 2013, ele e suas equipas desenvolveram a Ópera Estatal de Viena, tornando-se um produtor e distribuidor totalmente independente de conteúdos digitais ao vivo de alta qualidade. Christopher Widauer foi responsável pela concepção e configuração de infra-estruturas de última geração - câmaras remotas, novos estúdios de áudio e vídeo, marca d'água interna, codificação e tecnologia de transcodificação - desenvolvimento de uma solução de software complexa com backend, CMS, website, mobile e SmartTV Apps e conteúdo sincronizado Second Screen, o recrutamento e formação de 20 novos funcionários, bem como o desenvolvimento de novos fluxos de trabalho para todos os departamentos envolvidos da ópera. Com o staatsoperlive.com, o Vienna State Opera exibiu com sucesso o primeiro stream UHD ao vivo em maio de 2014 e lançou o primeiro serviço ao vivo em UHD em setembro de 2015, tendo desenvolvido e instalado a tecnologia de produção e codificação também. Para esta inovação de ponta em estreita colaboração com os principais parceiros do mercado global, a Vienna State Opera foi homenageada com o prestigiado Prémio Especial IBC em Amsterdão em 2014 e o Prémio Nacional Austríaco para eMedia em 2015.
Géza Kovács
Associação da Orquestra Nacionais Húngaras Presidente da PEARLE – Liga Europeia das Associações dos Empregadores de Artes Preformativas
Tema de apresentação
Educação Musical e Orquestras
Biografia Nasceu em 1955 em Tura, Hungria. Começou a sua carreira como mestre de coro e gerente cultural, organizando festivais de artes nacionais e internacionais. De 1989 a 1995, foi Diretor Administrativo da Orquestra Sinfónica MÁV de Budapeste. Desde 1995, exerce o cargo de Director-Geral da antiga Orquestra Estadual Húngara, desde 1998 com o seu novo nome de Coro de Orquestra Filarmónica Nacional e Biblioteca de Música. Desde 1994, é Presidente da Associação das Orquestras Húngaras. Em 1998, foi nomeado Vice-Presidente do Conselho Húngaro de Música. É membro da Liga das Associações de Empregadores de Artes da Europa (PEARLE) desde 1996 e membro do Comité Executivo desde 2000, Vice-Presidente desde 2014. Foi membro da International Society for the Performing Arts (ISPA) desde 2004, membro do Conselho de Administração desde 2008. Desde 2015 é membro do Conselho de Administração da MusiQue (organismo externo de avaliação das instituições de ensino superior da Europa e do mundo). Tem leccionado em várias universidades, dirigindo filmes documentais para uma multiplicidade de canais de televisão e publicando ensaios e artigos na Hungria e noutros países. Foi reconhecido com o Prémio ISPA Patrick Hayes em Nova Iorque em 2014.
Mark Pemberton
Presidente do Conselho Nacional de Música Reino Unido
Tema de apresentação
O desafio do modelo de negócios de Orquestras
Biografia É diretor da Associação de Orquestras Britânicas, que existe para defender, conectar e desenvolver orquestras profissionais em todo o Reino Unido. Depois de se formar na Universidade de Oxford, iniciou a sua carreira em administração de artes como administrador da companhia de teatro de turismo profissional Quicksilver Theatre for Children, antes de se mudar para o Drama Center London como seu administrador geral e o Mountview Theatre School como chefe de Desenvolvimento e Marketing. Antes de ingressar na ABO, foi diretor executivo da Associação Nacional de Ópera e Drama, órgão representativo do Reino Unido para teatro amador e comunitário, durante o qual foi presidente da Voluntary Arts England. Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Música, que existe para promover os interesses do setor musical como um todo.
Momchil Georgiev
Membro da Direção da Rádio Nacional Búlgara Professor de Gestão Cultural da Academia Nacional Búlgara
Tema de apresentação
O perfil do gerente de Orquestra
Biografia Professor associado, nasceu em 15.08.1959 em Sofia, Bulgária. A sua formação é principalmente no campo da música - como flautista e musicólogo, em teoria cultural e economia. A sua vasta experiência profissional inclui cargos de administração e administração de alto e médio nível, além de atividades analíticas e de consultoria e experiência de palestrante: Membro do Conselho Executivo da Rádio Nacional da Bulgária (BNR), Conselheiro do Ministro da Cultura, Diretor de "Música Diretor do Centro Nacional de Música e Dança - Ministério da Cultura, Diretor do Departamento de Música e Ensemble e membro do Conselho de Programas do BNR, Diretor do Centro Nacional de Música e Dança - Ministério da Cultura, Diretor Administrativo do Teatro de Música do Estado - Sófia, professor do Instituto Superior de Teatro e Música de Damasco - Síria (Fundadora da Escola de Flauta da Síria), Jornalista e Editor Musical (mais de 130 publicações), etc. Dentro do amplo escopo de suas atividades públicas, podem ser destacadas as seguintes nomeações: Secretário-Geral da Associação Búlgara de Empregadores na Cultura (BAROK), Gerente de Programa do Festival "Sofia Music Weeks", Presidente da Fundação "Prof. Vladi Simeonov", especialista e consultor de diferentes programas PHARE e da UE, professor em Gestão de Artes Cénicas na Academia de Música do Estado, Universidade Nova Búlgara, Universidade de Economia Mundial e Nacional.
Elena Dubinets
Vice-presidente de Planeamento Artístico da Orquestra Sinfónica de Seattle
Tema de apresentação
Atrair novas audiências: novos conceitos de programação e formatos de concertos
Biografia Elena Dubinets é vice-presidente de Planeamento Artístico da Orquestra Sinfónica de Seattle e Professora Associada da Universidade de Washington. Em 2010-2014, foi presidente da Comissão de Música da Cidade de Seattle nomeada pela Câmara Municipal de Seattle. Na Orquestra Sinfónica de Seattle, trabalha em estreita colaboração com o diretor musical Ludovic Morlot para selecionar os artistas convidados a nível mundial e programar o repertório inspirador e emocionante que continuam a melhorar a bem merecida reputação da Orquestra pela sua excelência artística. Aqui, Elena ocupou cargos nos departamentos de planeamento artístico, relações públicas e marketing e programou apresentações, eventos de festivais e transmissões de rádio e liderou as colaborações artísticas da Sinfónica com vários grupos artísticos. Fora da Sinfónica de Seattle, apresentou festivais de música contemporânea na Rússia, Europa, América Latina e EUA. Elena recebeu os graus M.A. e Ph.D. do Conservatório Estatal de Moscovo Tchaikovsky, Rússia e vive nos Estados Unidos desde 1996.
P R O G R A M A

Quinta-feira, 15 Junho
14.00 – 19.00 Chegada dos participantes e convidados
19.30 Receção de boas vindas Cocktail CCC - Conversas da Gandarinha
Sexta-feira, 16 Junho
9.30 – 10.00 Inscrição – check in Secretariado OCCO
10.00 – 10.30 Sessão introdutória Palavras de boas vindas pelo Vice - Presidente da CMC
Apresentação dos participantes
Maestro Nikolay Lalov
10.30 – 10.50 Dra. Paula Varanda - Diretora Geral das Artes
A situação das Orquestras em Portugal e apresentação da DGArtes
10.50 – 11.10 Francisca Fernandes – Presidente da Associação PERFORMART
Apresentação da PERFORMART – Associação para as Artes Performativas
11.10 – 11.30 Nikolay Lalov – Apresentação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Um Projeto criado com entusiasmo
11.30 – 11.45
Café - Conversas da Gandarinha
11.45 – 12.15
12.15 – 12.30 1º Painel | Moderador Francisca Fernandes
Mark Pemberton Diretor da Associação de Orquestras Britânicas
Discussão aberta
Tema de apresentação | O desafio do modelo de negócios de Orquestras
13.00 – 14.00
Almoço - Conversas da Gandarinha
14.00 – 14.30
14.30 – 14.45
2º Painel | Moderador Maestro Nikolay Lalov
Prof. Dr. Momchil Georgiev
Especialista em Gestão Musical
Discussão aberta
Tema de apresentação | O perfil do gerente de Orquestra
14.45 – 15.00 Café - Conversas da Gandarinha
15.00 – 15.30
15.30 – 15.45 3º Painel | Moderador Prof. António Wagner Dinis Membro da Direcção do Conservatório Nacional e da direção da Orquestra Geração
Géza Kovács Associação das Orquestras Nacionais Húngaras e Presidente da PEARLE – Liga Europeia das Associações dos Empregadores de Artes Preformativas
Discussão aberta
Tema de apresentação | Educação Musical e Orquestras
16.00 – 17.30
18.00
Visita ao Museu da Música Portuguesa Apresentação e Recital da OCCO
Apresentação e Recital
Sábado, 17 Junho
10.00 – 10.30
10.30 – 10.45 4º Painel | Moderador Maestro Cesário Costa
Elena Dubinets Vice-Presidente do Planeamento Artístico da Orquestra Sinfónica de Seattle
Discussão aberta
Tema de apresentação | Atrair novas audiências: novos conceitos de programação e formatos de concertos
10.45 – 11.00
Café - Conversas da Gandarinha
11.00 – 11.30
11.30 – 11.45 5º Painel | Moderador Dr. Jorge Barreto Xavier
Christopher Widauer Vienna State Opera
Discussão aberta
Tema de apresentação | Opera 4.0 – Etapas digitais para Ópera e Concerto. Desenvolvimento, oportunidades, riscos, potencial da Internet para locais culturais
12.00 – 13.00
Mesa Redonda – Moderador Maestro Nikolay Lalov e Dr. Jorge Barreto Xavier
13.00 – 14.00
Almoço Conversas da Gandarinha
14.30 – 16.00
Conclusões – Maestro Nikolay Lalov
16.00 – 16.15
Café Conversas da Gandarinha
16.15 – 17.00 Encerramento da Conferência
18.30 Jantar de despedida Conversas da Gandarinha
Domingo, 18 Junho
10.00 Visita a Cascais e Sintra
|