Início Outros Percursos concerto de Miguel Azguime

Sond'Ar-te Electric Ensemble

SÁBADO 9 de Julho às 21h30

PRESENÇAS VOCAIS

"Presenças Vocais" é o título deste espectáculo que pretende colocar em primeiro plano a poesia e a voz que a fala e canta.
E fá-lo não só pela música das palavras visitando os poetas William Shakespeare, Luís de Camões, Paul Verlaine, James Joyce, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Carlos de Oliveira, Sophia de Mello Breyner Andresen e Herberto Helder; mas também pela palavra da música por via da composição minha e da arte dos músicos do Sond'Ar-te Electric Ensemble, das sopranos Frances M. Lynch e Marina Pacheco e do maestro Guillaume Bourgogne, intérpretes de excepção com percursos amplamente reconhecidos.
Nesta proposta preenchida com peças recentes que compus em 2010, 2013 e agora 2016 quis reencontrar as minhas afinidades electivas: a música e a poesia; e finalmente chegar à poesia de Carlos Oliveira, escritor do século XX português e compositor de palavras que admiro especialmente.
Ouviremos "(ThS)inking Survival Kit", suite de canções com poemas vários, encomendada pelo City of London Festival de 2010 e estreada por essa ocasião, "Enveloppement" (aria da minha ópera "A Laugh to Cry" sobre um texto em francês de mim próprio) encomendada pelo Warsaw Autumn Festival em 2013 e a estreia absoluta de "Trabalho Poético I: árvore", uma composição musical sobre o poema de Carlos de Oliveira "Árvore" da série "Micropaisagem" incluído em 2Trabalho Poético", uma co-encomendada da Fundação D.Luís I e da European Art Science Technology Network.

TRABALHO POÉTICO I: ÁRVORE

Acerca de "Trabalho Poético I: árvore" para soprano, cinco instrumentos e electrónica.

Se as relações da música com o texto parecem ser naturais e omnipresentes em toda a história da música, a palavra cantada (nas línguas ocidentais) não deixa por isso de permanecer ambivalente na confrontação entre o semântico e o fonético, entre o sentido e o som puro.
Ainda adolescente conheci o Carlos de Oliveira, na sua casa "no Saldanha" em Lisboa e conheci também a sua mesa de trabalho, com uma folha grande na qual cruzava e movimentava palavras e versos à procura de afinidades, no devir da própria paisagem poética daquela página. Esta maneira depurada de compor o poema marcou-me para sempre; e nos seus poemas vejo e oiço para lá e imagino paisagens musicais que vivem na sua poesia.
Isto é dizer que escrever uma peça sobre um poema de Carlos de Oliveira é já um longo itinerário que me vem habitando, aquele no qual a sua arte poética encontra em mim sublimes ressonâncias, ou seja modos do sentir e do entender, mas também modos do fazer.
"Trabalho Poético I: árvore", é aqui título no ambívio de palavra e som e enquanto tal referência também à sua origem.
Tal como as palavras naquela folha grande da mesa de trabalho de Carlos de Oliveira tomei apenas um objecto musical e as suas raízes tal como a árvore do poema "rebentam nesta página inesperadamente, por um motivo obscuro... invadem o poema... buscando qualquer coisa que está em estratos fundos".
Homenagear Carlos de Oliveira permitiu-me também escrever esta música em memória da minha mãe.

Miguel Azguime, 2016-06-21

PresencasVocais20750

Presenças Vocais - concerto monográfico de Miguel Azguime

Enveloppement