MANUEL BOTELHO |
Exposição Cartas de Amor e Saudade 2 de Julho a 28 de Agosto de 2011 ![]()
Inaugurou no passado dia 1 de Julho de 2011, no Centro Cultural de Cascais, uma exposição de Manuel Botelho. A inauguação, muito concorrida em termos de público, foi marcada por uma performance que esteve a cargo da actriz Inês Lapa Lopes e do actor Francisco Martins, que interpretaram uma versão abreviada do texto Cartas de Amor e Saudade, que dá título à exposição. ![]() Patente até 28 de Agosto de 2011, a exposição/instalação (fotografia, projecção e som) reflecte uma intensidade de emoções relacionadas com a guerra colonial, prosseguindo as mais recentes experiências realizadas pelo artista. A entrada é livre.
![]() Em texto incluído no catálogo, António d'Orey Capucho, Presidente da Fundação D. Luís I, escreve, referindo-se à situação concreta que está na base da proposta de Manuel Botelho: «As gerações da guerra – numa altura em que as cartas, funcionando como veículos de partilha de sentimentos, alimentavam relações de família, letras de canções e namoros –, sentiram como ninguém os benefícios do vínculo que por via epistolar mantinham com a retaguarda, isto é, com a vida civil a que todos os soldados aspiram regressar, e com o amor arduamente posto à prova pela distância, que procuravam a todo o custo proteger.
Os contrastes de personalidade motivados pelo princípio da incerteza (as incidências da guerra, a erosão do amor na ausência da pessoa amada) a que a palavra escrita dava contornos de pequeno drama dentro da tragédia do conflito maior, são também enfatizados nesta exposição.» .
.
Imagens da exposição no Centro Cultural de Cascais
.
.
.
MANUEL BOTELHO, nasceu em Lisboa em 1950. É professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro do CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Vive e trabalha em S. Pedro do Estoril.
. 1968-1976 – Curso de Arquitectura, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Expõe regularmente desde 1986. Realizou exposições individuais em museus e galerias, nomeadamente: Fundação Calouste Gulbenkian (edifício sede e Centro de Arte Moderna), Lisboa; Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa; Museu de Arte Contemporânea de Elvas; Fundação EDP, Lisboa; Centro Cultural de Lagos; Módulo, Lisboa e Porto; Flowers East, Londres; Galeria Lisboa 20 / Miguel Nabinho, Lisboa; Galeria Fernando Santos, Porto; Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa; Galeria Gomes Alves, Guimarães; etc .
.
.
|