Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Início Exposições Em exibição LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA

185 dia mundial lingua portuguesa2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

755 Dia Mundial da Língua Portuguesa

 

 

 

 

No Dia Mundial da Língua Portuguesa

 

Quando tive conhecimento da decisão tomada – e anunciada em Paris em 25 de Novembro de 2019 – pela Unesco de considerar que 5 de Maio passaria a ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comecei a pensar num programa que permitisse chamar a atenção para esta novidade com a quantidade e a qualidade de eventos que era suposto uma entidade cultural como a Fundação D. Luís I realizar para celebrar a data, na senda, aliás, do que tem feito noutras ocasiões em que decidiu assinalar determinadas efemérides.


Obtido o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, a quem, naturalmente, dei conta das minhas intenções (às quais reagiu, como é costume em questões de ordem artístico-cultural, de uma forma espontânea e calorosa, mesmo já tendo entre mãos tarefas de grande complexidade e responsabilidade), apresentei a proposta ao Conselho Directivo, que a aprovou por unanimidade.


A partir daí fomos concebendo um conjunto de actividades que envolviam também outras instituições, como, por exemplo, escolas do Concelho, mas o advento da pandemia COVID-19 veio cortar cerce as nossas ambições no formato em que estávamos a trabalhar: a. Sessão a decorrer a partir das 15:30 h. na Escola Secundária de Cascais, com apresentação do Curso de Português para Estrangeiros, do Prémio Ensaio David Mourão Ferreira e da edição impressa de Esboço de Crítica, seguida de Leitura de Textos de Autores de Língua Portuguesa por atores dos Artistas Unidos e de uma Conversa sobre Ler e Escrever Português, com a participação dos Professores Isabel Hub Faria, João Costa e Maria Armanda Costa; b. Ciclo de Cinema no Auditório do Centro Cultural de Cascais e no Atlântida Cine de Carcavelos, com os filmes Leão da Estrela, Uma Abelha na Chuva e Corte de Cabelo (8 e 9 de maio).


Foi, portanto, necessário encontrar uma alternativa que pudesse, de alguma maneira, remediar esta dolorosa situação e, tal como se fez como as exposições, que passámos a partilhar, através de visitas virtuais 3D, nas nossas plataformas digitais, decidi que aquilo que pudesse ser adaptável a essa modalidade comunicacional (que, aliás, ganha cada vez mais expressão) o seria: assim, para lá de um pequeno vídeo que funciona como um estímulo à leitura de obras da literatura em língua portuguesa e de outro vídeo com o Roteiro Poético do Bairro dos Museus, haverá a possibilidade de aceder na Biblioteca Virtual da Fundação D. Luís I ao ensaio Esboço de Crítica, de Camilo Castelo Branco, no qual o narrador de fôlego e excepcional estilista analisa a tradução de Otelo, de William Shakespeare, feita por D. Luís de Bragança, patrono da nossa Fundação e primeiro impulsionador do estatuto que Cascais tem hoje.


Esta tradução de Otelo, uma das peças shakespeareanas que o Rei verteu directamente para português a partir do original (sendo nisto precursor, pois as traduções anteriores tinham todas sido feitas a partir de versões francesas), é antecedida nesta edição online (e na impressa que, quando se alterarem os condicionalismos presentes, lhe sucederá, prevendo-se o lançamento para 10 de Junho, no âmbito da Semana do Município de Cascais, altura em que esperamos também poder realizar o programa atrás descrito), por uma nota do Presidente da Câmara Municipal de Cascais e um ensaio do conhecido especialista camiliano José Viale Moutinho, escritos especialmente para este efeito: a ambos, que estariam presentes nos eventos «físicos» atrás referidos, devo agradecer estes importantes contributos.


Espero, em nome do Conselho Directivo da Fundação D. Luís I e em meu próprio, que esta publicação possa ser do agrado de todos aqueles – amigos e interessados – que acompanham a acção cultural que a nossa instituição desenvolve, há já 24 anos, no Concelho de Cascais, com a repercussão nacional e internacional conhecida de todos.


Boa leitura!


Salvato Teles de Menezes
Presidente do Conselho Directivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agenda

<<  Julho 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031