Incio Outros Percursos CONVERSAS DA REPBLICA SADE

Conversas da Repblica corrigido SADE 1000

PROJECO maria de sousa 750x422

M A R I A   D E   S O U S A :   U M A   C I E N T I S T A     I L U S T R E

Maria de Sousa, Professora Catedrtica de Imunologia do Instituto de Cincias Biomdicas Abel Salazar, proferiu a sua ltima aula s 10 horas do dia 16 de Outubro, no Salo Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, no mbito do programa de trs dias que assinalou a jubilao da Investigadora portuguesa de enorme prestgio internacional.
Maria de Sousa formou-se em Medicina pela Faculdade de Lisboa. E doutorou-se em Imunologia na Universidade de Glasgow. Foi Professora Associada na Escola de Estudos Ps-Graduados de Cornell Medical College, em Nova Iorque e, simultaneamente, Membro Associado e Directora do Laboratrio de Ecologia Celular no Instituto Sloan Kettering, de Investigao em Cancro, tambm em Nova Iorque.
Maria de Sousa reconhecida no meio cientfico internacional desde 1966, ano em que publicou importantes artigos cientficos que refletiam os extraordinrios resultados da investigao que realizou no Imperial Cancer Research Fund, em Londres. Neste ano de 2016, celebrara-se o cinquentenrio da sua primeira descoberta, hoje conhecida universalmente por Area T e que, 50 anos depois, continua a estar na base da investigao desenvolvida em todo o mundo na rea do cancro.
Para alm de vrios artigos cientficos fundamentais para a definio da estrutura funcional dos rgos que constituem o sistema imunolgico, a Prof. Maria de Sousa descobriu, em 1971, um fenmeno a que deu o nome de ecotaxis; um termo que designa a capacidade que clulas de diferentes origens tm de migrarem e se organizarem em reas bem delineadas dos rgos linfoides perifricos.
Foi esta linha de investigao que, em 1978, trouxe Maria de Sousa de volta a Portugal, em 1978, para o Instituto de Cincias Biomdicas Abel Salazar, na Cidade do Porto, iniciando nesse mesmo ano o Mestrado em Imunologia. Constituiu uma equipa de investigao no campo da hemocromatose, repartida por trs instituies da Universidade do Porto: o Instituto de Cincias Biomdicas, o Hospital de Santo Antnio e o novo Instituto de Biologia Celular e Molecular.
Em 2009, ano em que Maria de Sousa se jubilou, Cascais prestou-lhe homenagem e celebrou a singular dimenso da Cientista cujo trabalho continua a ter uma importncia fulcral nas investigaes que, em todo o mundo, se fazem em busca de caminhos que proporcionem o tratamento do cancro.
Investigadora com grande prestgio internacional devido importncia das suas pesquisas para a definio da estrutura funcional dos rgos que constituem o sistema imunolgico, Maria de Sousa exerce uma intensa atividade cientfica h mais de 50 anos.

Alm de ser uma mulher de cincia, Maria de Sousa igualmente uma cidad comprometida com a vida cultural e social do pas. Ao longo da sua carreira, j com mais de 50 anos, Maria de Sousa reuniu um valiosssimo arquivo pessoal, meticulosamente produzido na sua atividade de investigadora e de professora catedrtica, que constitui uma fonte inesgotvel para a histria da cincia e da tecnologia.
So mais de 60.000 documentos, sendo a maior parte composta por originais da autora, mas tambm de outros cientistas, correspondncia, recortes de jornais e revistas, lamelas de vidro usadas nos microscpios.
Um verdadeiro tesouro cientfico que Maria de Sousa doou, na ntegra, Cmara Municipal de Cascais e que, em conjunto com os esplios do Instituto Ricardo Jorge, Reynaldo dos Santos e Bartolomeu Cid dos Santos, constituir o ponto de partida de um centro de investigao dedicado s relaes entre Cincia, Cultura e Arte sedeado na Casa Reynaldo dos Santos e Irene Virote Quilh dos Santos, na Parede.

Informaes: Gabinete de Comunicao do Bairro dos Museus 214 815 911 / 912  -  Fundao D. Lus I 214 815 660 / 665

<<  Outubro 2020  >>