Exposição The Weight of Lightness
19 de Setembro a 2 de Outubro de 2015
 

 astrid 750x250 750x250

Os quadros contam a sua história. Em tons brancos, um traço gracioso - envolvido em luz e transparência. Astrid Bergmann, uma artista excepcional, com formação em matemática, consegue apresentar os temas mais difíceis com uma leveza impressionante. Os trabalhos desta artista, proveniente do Baden Württemberg, é feito do confronto de presenças figuradas da vida feminina. Camada sobre camada, sobre camada: cuidadosamente aproxima-se dos seus retratos. Em alguns dos seus trabalhos mais atuais pressente-se a Mulher, mas não se vê. E é assim que deve ser.

 

Das Gewicht der Leichtigkeit

Mit Weißtönen, einem grazilen Federstrich – verbunden mit Licht und Transparenz – erzählen die Bilder ihre Geschichten. Der Ausnahmekünstlerin und studierten Mathematikerin Astrid Bergmann gelingt es, schwere Themen mit Leichtigkeit darzustellen. Die Arbeiten der Baden-Württembergerin konfrontieren in ihrer figürlichen Präsenz mit Situationen aus dem weiblichen Leben. Schicht auf Schicht auf Schicht: behutsam nähert sie sich ihren Portraits. In einigen ihrer aktuellen Arbeiten ahnt man die Frau, zu sehen ist sie nicht. Und das ist auch gut so.

 Astrid-Bergmann-3 498x500

www.astrid-bergmann.de  |  astrid.bergmann@gmx.net 

 

SOBRE ASTRID BERGMAN

Astrid Bergmann nasceu em 1968 na cidade de Kiel, no norte da Alemanha, junto ao Báltico. Estudou matemática na Universidade de Bona e foi o entusiasmo e estímulo da sua mãe que a levou, ainda muito jovem, a interessar-se pelas artes plásticas. Viveu nos Estados Unidos durante cinco anos com o marido e os quatro filhos (Pensilvânia e Califórnia) onde aperfeiçoou a sua técnica e terá encontrado o essencial do seu estilo. Depois do regresso à Alemanha, fundou a escola de arte "Art-Werk" e trabalha desde 2005 no seu atelier em Bad Schönborn. A partir de 19 de Setembro apresenta no Centro Cultural de Cascais uma selecção das suas obras mais recentes, na sua generalidade incidentes no tema "Mulher".

Há cerca de 6 anos que a artista dedica quase todo o seu trabalho a esse tema, em telas que quase sempre reflectema graça, a força e a dimensão feminina, que a pintora interpreta como atitude da Mulher perante a Vida, apresentando-a através de diversos «estados de alma»: espantada, pensativa, contemplativa. Figuras de adolescentes, tímidas e inibidas, agradam aos visitantes enquanto mulheres experientes ocupam, determinadas, o espaço pictórico e parecem conscientes do efeito que provocam.

Nos últimos anos Astrid Bergmann tem trabalhado cada vez mais com tintas cinza, preta e branca que acentuam estados de tristeza, raiva e prazer interior. Em contraste, a pintora utiliza diferentes técnicas, como a xilogravura ou a pintura acrílica e recorre frequentemente a outros materiais, como lã e papel transparente.

A artista lança mão a recursos virtualmente ilimitados para abordar plasticamente o seu tema favorito: a Mulher. É mãe de quatro filhos, dois rapazes e duas raparigas adolescentes, de 17 e 19 anos, que proporcionam à mãe inesgotáveis fontes de inspiração.
O lema de Astrid Bergmann é certamente esclarecedor: "Eu não quero interromper esta minha forma de fazer arte; para compreender a linguagem da minha pintura basta uma coisa: ficar noivo!»

 

208 370x247 3938 370x247

 

 


 

 ASTRID BERGMANN convite 2 400x267

Clique na Imagem para Visualizar Convite