xxl SAUL BELLOW 750x250

No quadro do vasto ciclo de palestras e debates que, no âmbito do Bairro dos Museus, a Fundação D. Luís I está a organizar até ao final de 2015, realiza-se no próximo dia 20, no Espaço Memória dos Exílios, uma palestra/debate evocativo do centenário do nascimento de Saul Bellow e contará com a participação da Professora Doutora Teresa Alves, Professor Doutor Mário Avela e Dra. Filipa Melo.

SAUL BELLOW

Autoproclamado herdeiro daquela que considerava ser a "tradição didáctica" oitocentista americana – Emerson, Melville, Whitman, Thoreau -, Saul Bellow (1915-2005) prosseguiria os esforços daqueles escxritores no sentido de esclarecer e iluminar a diversificada identidade da jovem nação. O autor de Herzog (1964) tem sido considerado um dos nomes mais relevantes da ficção americana do pós-guerra e, juntamente com Bernard Malamud e Philip Roth, uma das vozes que mais contribuiu para desvendar o complexo perfil da comunidade judaica daquele país.

> Investigadora em Estudos Americanos, autora de Cânone e diversidade e tradutora de Saul Bellow, Teresa Ferreira de Almeida Alves é professora associada com agregação aposentada da Faculdade de Letras de Lisboa, instituição onde coordenou a linha de investigação sobre a sua especialidade no Centro de Estudos Anglísticos.

> Investigador em Estudos Americanos e em Estudos Inter-artes, Mário Avelar é professor catedrático da Universidade Aberta. Tradutor e autor de vários livros sobre estas temáticas, é membro da direcção da Sociedade de Geografia de Lisboa, coordenador da comissão temática de educação da CPLP e Académico de mérito da Academia Portuguesa da História.

> Nascida em Angola, Filipa Melo trabalha, ou trabalhou, em alguns dos mais importantes meios da imprensa portuguesa, assinando actualmente crítica literária no jornal Sol e na revista Ler e orientando cursos de escrita criativa literária. Em 2001 publicou o romance Este é o meu corpo, que foi lançado em diversos países e traduzido para espanhol, francês, italiano, grego, holandês e servo-croata.

convite SAUL BELLOW 350x226

Clique na imagem para visualisar Convite

<<  Novembro 2019  >>