xxl MAGNA CARTA 750x250

No quadro do vasto ciclo de palestras e debates que, no âmbito do Bairro dos Museus, a Fundação D. Luís I está a organizar até ao final de 2015, realiza-se no próximo dia 19, no Espaço Memória dos Exílios, uma palestra que celebra os 800 anos da MAGNA CARTA, pronunciada pela Professora Doutora Luísa Leal de Faria.

A MAGNA CARTA, que sintetiza um título bem mais longo - "Grande Carta das liberdades e da concórdia entre o rei João e os barões ingleses para outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês" - é um valiosíssimo documento de 1215 que vem limitar o poder dos monarcas ingleses impedindo, assim, o exercício do poder absoluto e tão frequentemente tirânico. Ou seja: o monarca reconhece que a sua vontade está sujeita à Lei, pelo que a Magna Carta é universalmente considerada o primeiro passo do longo e custoso processo que conduziria ao Constitucionalismo.
Aprovada pelo Rei João de Inglaterra há 800 anos por imposição dos seus barões, a Magna Carta mantém ainda hoje uma aura especial. Mas o que é afinal este documento? Por que foi promulgado? Defende ou não princípios democráticos? Foi com ela que nasceram os valores do Direito? Que liberdades garantia?

Razões mais que suficientes para realçar esta conversa com a Professora Luísa Leal Faria, ao longo da qual todas estas pertinentes questões serão certamente abordadas e debatidas, com apresentação da Professora Ana Paula Menino Avelar, que é igualmente coordenadora do ciclo de conferências em curso.

convite MAGNA CARTA 350x226

clique a imagem para visualizar o Convite

<<  Agosto 2019  >>
     1  2  3  4