Início Outros Percursos 5ª CONVERSA DA III REPÚBLICA

Auditório do Centro Cultural da Cascais - 17 de Fevereiro de 2014

5ª conversa 750x250

J O A N A   A M A R A L   D I A S   .   J O Ã O   C É S A R   D A S   N E V E S

M o d e r a d o r :   I n ê s   S e r r a   L o p e s

Marcando a entrada na recta final das CONVERSAS DA III REPÚBLICA, que terminarão nas vésperas do próximo dia 25 Abril, realizou-se a 17 de Fevereiro passado a 5ª Conversa dessa interessantíssima série de encontros/debate levada a cabo por iniciativa da Fundação D. Luís I segundo proposta de José Paulo Fernandes-Fafe, autor da ideia e do formato. Esta 5ª Conversa, moderada por Inês Serra Lopes, trouxe a confronto as ideias da psicóloga Joana Amaral Dias e do economista João César das Neves sobre os 40 Anos de Democracia em Portugal que o próximo mês de Abril celebra. Colocados, como bem se sabe, em campos sociopolíticos bem distantes, o debate entre ambos foi, por norma, extremamente intenso e estimulante.

P1520303 370x208 P1520305 370x208
P1520322 370x208 P1520357 370x208
P1520441 370x208 P1520337 370x208

Joana Amaral Dias

J O A N A   A M A R A L   D I A S
Psicóloga, Professora Universitária, Politica

É licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de Mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento. Autora de diversos artigos científicos na sua área, leccionou em várias Universidades portuguesas e é docente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA desde 2004. Exerce Psicologia Clínica e é Terapeuta Familiar, área em que é Pós-graduada.
Colabora regularmente em diversos órgãos de Comunicação Social em áreas tão distintas como a política, o desporto ou o cinema.
Depois de vários anos como dirigente associativa foi Deputada Independente à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda, entre 2002 e 2005. Em 2006 foi Mandatária para a Juventude da candidatura de Mário Soares à Presidência da República.
É autora de Maníacos de Qualidade, um livro onde recebe no seu divã de psicanalista oito personalidades de relevo nas Artes e na História portuguesas, como Fernando Pessoa, D. João VI, Antero de Quental, Marquês de Pombal ou João César Monteiro, fazendo uma leitura comportamental destes vultos da Cultura e da História portuguesas à luz da psicologia e da psiquiatria actuais

João Cesar das Neves

J O Ã O   C E S A R   D A S   N E V E S
Professor Universitário, Economista

Nasceu em Lisboa em 1957. Licenciou-se em Economia na Universidade Católica, onde também se doutorou. Em 1990 foi assessor do Ministro das Finanças, Miguel Beleza, e depois conselheiro para os assuntos económicos do então 1º Ministro, Cavaco Silva, de 1991 a 1995. Publicou mais de quatro dezenas de livros, o primeiro dos quais em 1985 com o título Pobreza, Perspectivas de Análise Pluridisciplinar, editado pela Universidade Católica de Lisboa. É autor de vários artigos científicos que, como os seus livros, incidem sobre domínios como o desenvolvimento económico e a ética económica. É ainda colaborador regular na Imprensa assinando a coluna "Não há almoços grátis", no Diário de Notícias. É membro de várias organizações católicas e no âmbito da Ficção publicou já algumas obras, como Parábolas sobre Jesus, Contos de Natal, Crónicas do Céu e O Primeiro Dia. É Professor Catedrático e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica.

CONVERSA III REPUBLICA 5 370x226

clique na imagem para visualizar convite

<<  Novembro 2019  >>
      1  2  3