UNESCO

Exposição Africanos em Portugal - História e Memória Séculos XV-XXI
3 de Março a 1 de Abril de 2012

africanos_xxl
Nas relações dos portugueses com outros povos e culturas a África e os africanos, pela índole das formas relacionais, pela extensão dos contactos e pela sua persistência no imaginário colectivo nacional, detêm um lugar privilegiado. É justamente com base nesta temática que a Unesco, através do Comité Português do Projecto Unesco «Rota do Escravo» sob a orientação científica da sua presidente, Prof. Dra. Isabel Castro Henriques, organizou esta exposição que, em colaboração com a Fundação D. Luís I, foi apresentada no Centro Cultural de Cascais: 23 roll-ups que se debruçam sobre vários aspectos desta problemática, a saber: Africanos: Uma Nova Mercadoria (XV-XVI); Bairro do Mocambo em Lisboa; A Integração dos Africanos (XVI-XIX); A Desumanização dos Africanos; Estratégias Africanas; Permanência e Mudanças (XVIII-XX); Novas Dinâmicas Africanas (Depois de 1974).

Ver Press Release (em pdf)
Ver Convite (em pdf)

Imagens da Exposição no Centro Cultural de Cascais

Fundação D. Luís I / Comité Português do Projecto Unesco “Rota dos Escravos” Apoio- Câmara Municipal de Cascais