MERCEDES LARA

Exposio Holes
26 de Novembro de 2011 a 5 de Fevereiro de 2012

P1110637_750x500

O espao est a ser retorcido e curvado continuamente pela matria e pela energia que se movem dentro dele, e o tempo flui a diferentes velocidades para diferentes observadores

Einstein

Convite.

Algo de parecido constitui o eixo principal desta nova proposta de Mercedes Lara, a observao do espao como esfera de onde provm os factos, mas de uma forma bastante relativa. a primeira exposio da artista espanhola em Portugal.

.

Em "Holes" confrontamo-nos com uma mostra que intervm sobre a sala de exposio no s provocando alteraes de luz,  tornando assim diferente tanto o tempo como o espao,  mas tambm o conceito de abordagem obra, onde cada uma das peas est dentro de uma caixa, como se de uma caverna se tratasse, na qual foi feito um orifcio atravs do qual se v o que l se passa.

O mesmo sucede com o vo da escada da prpria sala, em que, como se de um orifcio se tratasse, voltamos a encontrar pequenos espaos luminosos, maneira de novos buracos, a operando a artista uma relativizao espaciotemporal que nos leva a um vazio atravs de vos de luz..

.

A pea inspira-se num conto popular japons que relata como um pescador libertou dos seus captores uma tartaruga, que era afinal uma bela sereia que, como prmio, o convidou para compartilhar o seu palcio, reinando com ela no fundo do mar. Quando o pescador decidiu voltar terra por que ansiava, tinha passado tanto tempo que todos os seus, e o seu lar, tinham desaparecido: tudo estava diferente, nada era reconhecvel.

.

Como no conto, a modificao do espao conhecido e a interveno das peas nos seus diferentes ritmos lumnicos levam-nos a procurar lugares conhecidos para nos situarmos, situao que deixou de ser possvel.

Imagens da exposio no Centro Cultural de Cascais
..

MERCEDES LARA GARZAS

Vive e trabalha em Madrid.
1992 Licenciada em BA pela Universidad Complutense de Madrid. 1991 Fundacin Antonio Ratti. Como, Italia. Oficina de Desenho por Gerard Richter.

Exposio HOLES de MERCEDES LARA

EXPOSIES INDIVIDUAIS

2011 Exposio Holes. Centro Cultural Cascais. Portugal 2010 Exposio En movimiento, Doa Mencia. Cordoba. 2009 Exposio En el tiempo, Palacio Pimentel, Valladolid. Exposio Templo Kofukuji, Nagasaki. Japn. 2008 Exposio La distancia del tiempo, Dazaifu Tenmangu, Fukuoka, Japon. Exposio tempus ait, Espacio Fisac, Daimiel, Ciudad Real. 2007 Exposio Cristal-Era , Obra Social Caja Madrid, Madrid. Interveno Crystal Motion, Galera Barbarn, Madrid. Exposio A travs del Cristal, Galera Fernando Serrano, Huelva. Exposio Traslaluz, Universidad de Murcia, Murcia. 2006 Exposio Luces y Luces, El Episcopio. Avila. 2005 Exposio Interferencias, ECAT, Toledo. Exposio En Movimiento, Galera M. Segovia, Madrid.

PRMIOS E APOIOS
2010 Apoios mobilidade. Ministerio de Asuntos Exteriores. 2009 Accesit Prem Ciutat de Palma, Casal Solleric, Palma de Mallorca. 2008 Apoio mobilidade. Ministerio de Asuntos Exteriores. 2007 Prmio aquisio Fundacin Wellington. 2006 I Prmio Casimiro Baragaa, Pola de Siero, Asturias. I Prmio Universidad de Murcia, Murcia.

www.mercedeslara.com

<<  Outubro 2020  >>